Pesquisas são premiadas durante evento internacional de Auditoria Contínua no CRCSC

Produção científica sinaliza mudanças na área contábil e no papel a ser desempenhado pelos profissionais da Contabilidade no futuro

Trabalhos técnico-científicos de estudantes e pesquisadores do campo das Ciências Contábeis foram premiados durante o 45º Simpósio Mundial de Auditoria Contínua e Relatórios (45TH World Continuous Audihing & Reporting Symposium – WCARS), evento realizado na quarta-feira, 5 de junho, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), em Florianópolis.

“É muito importante este tipo de reconhecimento, pois serve como combustível para aprimorar ainda mais as pesquisas e dar continuidade aos trabalhos. Participar de um evento como este, em que pesquisadores trazem novas tecnologias praticadas nos centros mais desenvolvidos na área de Auditoria, é revigorante”, afirmou o estudante de doutorado, Jonatas Sallaberry, autor de um dos trabalhos vencedores, desenvolvido com o estudante de mestrado, Leomar Hübner Júnior. Ambos os pesquisadores são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A exposição dos trabalhos ocorreu na forma de scientific poster e technical poster, simultaneamente às sessões de palestras do evento. Após serem avaliados por um comitê científico, três trabalhos foram premiados e indicados a publicações em revistas científicas. Confira, a seguir, a lista dos contemplados:

  • Gerenciamento de Resultados e Nível de Governança Corporativa: uma análise entre períodos Pré e pós IFRS – autores: Bruno Chacon Prata e Leonardo Flach;
  • O Novo Relatório do Auditor Independente e o Expectation Gap no Trabalho da Auditoria Externa – autores: Leomar Hübner Júnior e Luiz Alberton;
  • Percepção do Profissional Contábil sobre Operações Suspeitas de Lavagem de Dinheiro – autores: Leonardo Flach e Jonatas Sallaberry.

O evento

Esta é a segunda vez que Florianópolis recebe o WCARS, considerado um dos principais espaços de discussão, pesquisa e prática na aplicação de tecnologias para Auditoria Continuada. Nesta edição, o evento reuniu cerca de 200 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e representantes de organizações empresariais e institucionais de Contabilidade.

A programação técnica abordou tópicos como: análise de auditoria; business intelligence; big data; garantia contínua; detecção de fraude; eXtensible Business Reporting Language (XBRL); auditoria de software e sistemas de papel de trabalho; blockchain; mineração de textos e dados e voz; uso de drones; aplicativos móveis; integração de dados; monitoramento de dados governamentais; inteligência artificial; robótica; automação de processos; acordos internacionais; entre outros assuntos correlacionados.

O 45º Simpósio Mundial de Auditoria Contínua e Relatórios foi realizado pelo CRCSC, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Ciências Contábeis (CCN), a Rutgers Business School, a escola de negócios da Universidade Rutgersde, de New Jersey, nos Estados Unidos, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).