Pessoas que sofrem de fibromialgia podem requerer o auxílio-doença?

0

O auxílio-doença é um benefício que amparam os trabalhadores brasileiros em momentos inesperados, onde o trabalhador fica impossibilitado de exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias.

Se você sofre de fibromialgia ou conheça alguém que tenha, continue lendo nosso texto e mantenha-se informado(a). 

O que é fibromialgia? 

Infelizmente esta doença não é detectável em exames laboratoriais e na maioria das vezes é encarada como um transtorno psicológico.

O quadro pode ficar ainda pior quando o paciente sofre com a descrença e desconfiança de quem está ao seu redor. 

O que é auxílio-doença? 

Todo trabalhador que esta incapacitado temporáriamente por mais de 15 dias, eles têm o direito por Lei ao afastamento e é necessário ter também o período minimo de carência de 12 meses, logo o segurado passará por uma perícia médica para ser atestado se o segurado deve ou não receber o beenfício. 

É possível requerer o auxílio-doença? 

É possível sim que o paciente consiga ser concedido a este benefício, o trabalhador deve solicitar diretamente ao INSS o auxílio-doença, lembrando que é necessário estar afastado por mais de 15 dias. 

justiça
INSS

Qual o tempo mínimo de carência? 

Para ser concedido a qualquer benefício do INSS é necessário ter um tempo  mínimo de carência de 12 meses, mas existem algumas exceções, isto vai depender de cada caso e o que vai atestar isso é a Perícia Médica do INSS. 

Documentações necessárias para conseguir o benefício 

  • CPF
  • Carnês de contribuição e outros documentos que comprovem sua contribuição (o que não é o caso da fibromialgia)
  • Carteira de trabalho
  • Documentos médicos referentes ao seu tratamento: exames, relatórios, atestados.
  • CAT ( comunicação de acidente de trabalho), se for o caso.
  • Declaração carimbada e assinada pela empresa empregadora, informando a data do último dia trabalhado.
  • Se for trabalhador rural, pescador, lavrador (segurado especial) são necessários documentos que comprovem essa situação, como contratos de arrendamentos, declaração de sindicato e outros.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira