PIS/PASEP 2019: Veja se você tem direito de sacar o benefício esse ano

Não deixe de conferir os seus direitos, há a possibilidade de verificar até pelo celular

0
1256

Nesse ano de 2019 os cidadãos brasileiros tem que se manter informados a respeitos de seus direitos com relação aoPIS/PASEP. Pensando nisso, com base nos dados da própria Caixa, desta última sexta, 01 de fevereiro esclareceremos quem são as pessoas que tem o direito ano PIS/PASEP neste ano de 2019.

PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Formação de Patrimônio do Servidor Público) idealizado pelo governo com o intuito de oferecer benefícios aos trabalhadores das empresas privadas e públicas, fomentando também projetos do BNDES

Tem direito ao PIS/PASEP, no valor de um salário mínimo, o trabalhador que:

  • Está cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos;
  • Tenha recebido, em média, até 2 (dois) salários mínimos mensais no ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Tenha trabalhado, pelo menos 30 (trinta) dias no ano-base considerado, consecutivos ou não, para empregador contribuinte do PIS/PASEP;
  • Tenha sido informado corretamente na RAIS do ano-base considerado.

Tem direito aos rendimentos do PIS os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) até 4/10/1988 e que possuem saldo de quotas.

Consulta PIS:

Preencha os dados solicitados, conforme seu cadastro, e clique em “Confirmar”. Cadastre a senha desejada e clique em “Confirmar”. Se tiver o Cartão do Cidadão, faça o pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207, e depois finalize em uma Unidade Lotérica mais próxima de você.

Direito ao PIS 2019:

•Possuir, no ano base, renda mensal média de até 2 salários mínimos;

•Trabalhar para a iniciativa privada;

•No ano base, ter trabalhador por pelo menos 30 dias com a carteira assinada;

•Precisa ser inscrito no PIS por pelo menos 5 anos;

•Precisa ter sido informado pelo empregador na RAIS entregue ao Ministério do Trabalho em Maio.

•O pagamento desse benefício será realizado pela Caixa Econômica Federal.

•Os pagamentos serão realizados a partir do mês de julho, e devem ser concluídos no mês de Junho do ano seguinte.

Veja o passo a passo para consultar o seu PIS/PASEP:

Ainda tem a possibilidade de acessar o PIS/PASEP no conforto de sua residência ou ainda onde estiver, basta ter acesso a internet e um celular em mãos e os documentos necessários e já é suficiente.

•Acesse o site do CNIS;

•Escolha o item “Cidadão”;

•No canto superior, à esquerda, clique em “Inscrição”;

•Escolha a opção “Filiado”;

•Preencha os campos com suas informações pessoais;

•Após clicar em continuar, aparecerá uma faixa vermelha com o seu NIT. Esse é o seu número do PIS ou do Pasep.

Também é possível perguntar o número pelo telefone. Ligue no 135, que se trata da Central de Atendimento da Previdência Social, informe seus dados (data de nascimento, nome, CPF e nome da mãe) e descubra seu número.

É importante ressaltar que a ligação é grátis quando feita para um telefone fixo ou público. A Central atende das 7h às 22h, de segunda a sábado.

Cotas do PIS/PASEP:

Trabalhadores que foram cadastrados no Fundo PIS/PASEP até 04/10/88 e que ainda não sacaram o saldo da conta individual de participação, de acordo com a Lei 13.677/2018

Se você é ou foi empregado do setor público, informe-se sobre o saque das cotas do PASEP no Banco do Brasil.

Caso o cotista tenha falecido, o pagamento aos dependentes será pelo evento morte, com a apresentação dos documentos listados aqui.

Confira tabela do PIS/PASEP de 2018/2019

Como pode ser conferido acima, a tabela vem desde 2018, e terminará no mês de junho de 2019. Fique atento e não perca a data certa de sacar os seus benefícios.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo via Diário Prime