PIS/Pasep: Caixa autoriza saque para quem trabalhou de carteira assinada entre 1971 e 1988

Trabalhadores que atuaram entre os anos de 1971 e 1988 podem realizar o saque!

A Caixa Econômica Federal liberou, para trabalhadores que atuaram entre os anos de 1971 e 1988, o saque de R$ 22,8 bilhões referentes às cotas do PIS/Pasep.

Os recursos são destinados a quem atuou de carteira assinada na iniciativa privada ou no serviço público durante o período.

A retirada do dinheiro pode ser realizada pelo beneficiário ou pelo herdeiro (no caso de falecimento do titular da conta) em uma agência do banco, mediante os documentos necessários.

É importante realizar o saque o quanto antes, pois a partir do dia 1° de junho de 2025 o dinheiro que ainda estiver parado será enviado aos cofres da União e não serão permitidos novos saques.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep

As contribuições dos trabalhadores passaram a integrar, em 1988, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que hoje é responsável pelo FGTS.

Mesmo com essa mudança, os beneficiários que tinham saldo referente às cotas do PIS/Pasep mantiveram o direito ao saque.

O saque pode ser realizado pelo Cartão Cidadão e senha, no autoatendimento da Caixa, em casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui para os valores de até R $3 mil.

Para quem tem mais de R$ 3 mil a receber, ou não tem a conta ou cartão no banco estatal, precisa comparecer a uma agência física e apresentar documento oficial com foto.

Para que o herdeiro retire a quantia, terá de apresentar a documentação necessária para comprovar a morte do contribuinte e o seu vínculo direto com o falecido.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Comentários estão fechados.