PIS/Pasep: como resgatar o pagamento do abono referente ao ano-base 2019?

O PIS/Pasep ano-base 2019 terminou o período de pagamento no dia 30 de junho deste ano, quem não realizou o saque ao perder o prazo, ainda poderá resgatar o valor. Estamos falando do PIS/Pasep retroativo.

O trabalhador tem o direito de solicitar o seu PIS/Pasep retroativo em até cinco anos após a liberação. Este ano não será mais possível, já que o PIS foi adiado para o ano que vem.

Os trabalhadores com carteira assinada podem uma vez por ano realizar o saque do abono salarial no valor de um salário mínimo.

Quem pode receber o PIS/Pasep?

Para receber o abono salarial PIS/Pasep será necessário:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/eSocial.

PIS/Pasep retroativo

Para sacar o abono salarial retroativo, você deverá verificar como realizar o procedimento no banco onde recebe o benefício. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil. No caso do Banco do Brasil, o servidor deverá ligar para o número de telefone 158.

Em relação à Caixa Econômica Federal, o trabalhador, que ainda não recebeu o PIS, deverá entrar em contato pelo telefone 0800-726-0207.

O valor que o trabalhador irá receber do abono salarial é de um salário mínimo, seguindo um calendário.

Quem não sacou o abono salarial ano-base 2019 até o dia 30 de junho, só poderá retirar o dinheiro em 2022. A expectativa é que o pagamento seja liberado a partir de fevereiro.

Como consultar o Abono Salarial?

Para consultar se você tem saldo para receber o abono salarial, precisará ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Registro do Trabalhador).

Entre no site do CNIS – selecione a opção “Cidadão”, em seguida clique em “Inscrição”e depois em “Filiado”, agora informe seus dados pessoais. Vai aparecer na tela o seu abono.

Comentários estão fechados.