PIS/Pasep: como saber o número do PIS pelo CPF?

É muito raro as pessoas gravarem o número do PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício destinado a trabalhadores que possam ter direitos como Seguro-Desemprego, saque do FGTS e abono salarial. Para ter acesso a esses benefícios, você precisa saber o número do PIS, porém, muitos trababalhadores esquecem.

Mas através do número do seu CPF você consegue saber o número do PIS. Uma das maneiras para saber é ligar para o número 135 da Previdência Social. Em seguida digitar o número do seu CPF, a seguir você será direcionado para um menu eletrônico, quando será preciso selecionar a opção 3.

Já para outros assuntos você deverá digitar a opção 0 para poder falar diretamente com um atendente. Ele pedirá que você confirme os seus dados cadastrais. Logo depois será informado para você o número do seu PIS.

Caixa Cidadão

Existe um atendimento oferecido pela Caixa Econômica Federal em que o trabalhador pode ter acesso ao número do seu PIS. Nele também será possível ter informações de benefícios sociais, FGTS e cartão social. Basta ligar para o seviço Caixa Cidadão – 0800 726 0207. O atendimento é eletrônico e funciona 24 horas, sete dias por semana. 

No entanto, se preferir será possível falar com um atendente, ligando de segunda a sexta-feira das 8 horas às 21 horas e aos sábados de 10 horas às 16 horas.

Aplicativo Cateira de Trabalho Digital

Uma outra maneira de você conferir o número do seu PIS é acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Baixe o app na loja de aplicativos do seu celular (disponível para Android e iOS).

Será necessário fazer um login no aplicativo usando sua conta Gov.br, informando o seu CPF, em seguida clique em “Contratos” para ser possível visualizar  seus registros na carteira de trabalho.

Em frente ao nome da empresa que você atualmente trabalha, clique no botão de mais informações identificado por  “+” (será nesse momento que você terá acesso aos seus dados do atual contrato de trabalho e também ´número do PIS/Pasep). 

Aplicativo Caixa Trabalhador

Você também pode acessar o aplicativo Caixa Trabalhador para consultar o número do seu PIS. Baixe o app na loja de aplicativos do seu celular (disponível para Android e iOS). Em seguida, após abrir o app, clique em “Acessar” e informe o número do seu CPF. 

Porém, se você não tiver cadastro siga as estpas para cadastramento de usuário, em seguida crie uma senha de acesso. Você receberá por e-mail de verficação e instruções para ativar a sua conta.

Depois de ativar sua conta, acesse o aplicativo com sua senha e clique no menu no canto superior esquerdo da tela. Neste momento deverá selecionar a opção “Meu NIS”. O NIS é o mesmo número do seu PIS. 

Comentários estão fechados.