PIS/Pasep: R$ 440 milhões ainda não foram sacados do abono salarial

Muitos trabalhadores também não sacaram o PIS/Pasep referente ao ano-base 2019

Os trabalhadores começaram a receber o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, em 8 de fevereiro de 2022, sendo finalizado em 31 de março. No entanto, R$ 440 milhões ainda não foram sacados. O prazo para retirar o dinheiro termina em 29 de dezembro deste ano.

Mas como sacar o dinheiro se o calendário de pagamento foi finzalizado em março? 

O Ministério do Trabalho e Previdência está recomendando que os montantes sejam resgatados ainda neste ano. Veja então como sacar o PIS ‘esquecido’.

Dinheiro esqueido do PIS

Muitos trabalhadores também não sacaram o PIS/Pasep referente ao ano-base 2019. A boa notícia é que eles vão poder retirar o valor desde que estejam cumprindo as regras exigidas para sacar o abono salarial.

Para sacar o abono salarial referente ao ano-base 2019 é preciso:

Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos

Receber remuneração mensal média de até dois salários mínimos com carteira assinada no ano-base

Ter exercido atividade remunerada com carteira assinada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração

Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial.

No final de março deste ano, o Governo Federal liberou o saque do dinheiro ‘esquecido’ do PIS/Pasep referente a 2019. Para quem ainda não sacou o valor, o prazo termina no dia 29 de dezembro de 2022.

Para isso será necessário fazer uma requsição formal pedindo para sacar o PIS ano base-2019. Você irá enviar um e-mail para o endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br (troque a sigla uf pela a sigla do seu estado. Exemplo: trabalho.rj@economia.gov.br).

No texto do e-mail você irá informar que deseja sacar o PIS esquecido referente a 2019. Após finalizar o pedido e enviar o e-mail, você terá até o dia 29 de dezembro de 2022 para retirar o dinheiro. Fique atento, se você não sacar o dinheiro no prazo estabelecido terá que esperar por uma nova autorização do governo.

O trabalhador pode também se dirigir a uma unidade do Ministério do Trabalho e Previdência de sua cidade e fazer a solicitação pessoalmente. Se na sua cidade não houver uma unidade, procure um município mais próximo que tenha uma unidade do Ministério do Trabalho.

Também pelo app Caixa Tem é possível ter acesso aos valores e informações do abono salarial PIS/Pasep. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.