PIS/Pasep: trabalhador vai poder sacar duas vezes em 2022

O trabalhador com carteira assinada poderá sacar a partir do dia 8 de fevereiro e o servidor público poderá realizar o saque a partir de 15 de fevereiro

O PIS/Pasep é destinado aos trabalhadores com carteira assinada que receberam até dois salários mínimos num período de 12 meses. Neste ano o trabalhador poderá realizar dois saques.No entanto, trata-se de benefícios diferentes. No texto iremos explicar melhor.

O trabalhador deverá ficar atento na seguinte informação, os dois saques são de formas diferentes, o primeiro é referente ao abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. O trabalhador com carteira assinada poderá sacar a partir do dia 8 de fevereiro e o servidor público poderá realizar o saque a partir de 15 de fevereiro. O abono salarial só pode ser retirado uma vez por ano. Outro são as cotas do Pis/Pasep.

Abono salarial

O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020 é destinado ao trabalhador que tenha exercido uma atividade com carteira assinada por pelo menos 30 dias ou 12 meses seguidos do ano-base.

Para quem trabalhou até 12 meses seguidos, terá direito de sacar até um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.212. Para quem trabalhou apenas 30 dias, receberá um proporcional de 1/12 sob o salário mínimo.

O abono salarial é pago de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base com carteira assinada, neste caso, em 2020.

Regras para receber o PIS/Pasep

Estar cadastrado no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;

Tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);

Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência;

Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência. (Para informações sobre a RAIS, consulte o site do Ministério do Trabalho e Emprego: www.mte.gov.br).

Calendário PIS 2022

Mês de nascimentoData de pagamento do Pis 2022
Janeiro08 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro31 de março
Fonte Codefat

Calendário Pasep 2022

Número final da inscriçãoData de pagamento do Pasep 2022
015 de fevereiro
115 de fevereiro
217 de fevereiro
317 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
717 de março
822 de março
924 de março
Fonte Codefat

O prazo para sacar o abono Pis/Pasep vai até 29 de dezembro de 2022 para todos os grupos. 

Cotas do PIS/Pasep

O outro benefício são as cotas do PIS/Pasep que será liberado para 10 milhões de trabalhadores. São R$ 23 bilhões que estão disponíveis para quem ainda não realizou o saque.

As pessoas têm o hábito de confundir o abono salarial com as cotas do PIS/Pasep, entretanto, são benefícios bem diferentes. As cotas serão destinadas para quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 a outubro de 1988.

Em casos em que o trabalhador tenha falecido, seus herdeiros poderão retirar as cotas do PIS/Pasep. Para isso, eles devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. Diferente do abono salarial que é pago uma vez por ano, as cotas do PIS/Pasep é paga uma única vez ao trabalhador. Os servidores públicos poderão receber as cotas do Pasep no Banco do Brasil.

Em 2020 o Fundo Pis/Pasep foi extinto e o saldo foi transferido para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desta forma, também será possível realizar a consulta sobre as cotas do PIS/Pasep no aplicativo FGTS, site FGTS e Internet Banking Caixa, para saber sem tem direito de receber o benefício.

Comentários estão fechados.