PIX: Dicas de como o novo sistema de pagamentos pode ajudar PMEs

0

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos operacionalizado pelo Banco Central com o objetivo de facilitar as movimentações bancárias, como transferências, pagamentos e recebimentos, em qualquer horário ou dia da semana, sem limite para quantidade de transações.

Com essa nova ferramenta, que começa a funcionar no próximo dia 16, muitos irão se beneficiar, como é o caso das pequenas e médias empresas.

“O Pix vai gerar mais recursos para as PMEs, já que elas terão mais agilidade para receber e fazer pagamentos, além de economizar com as tarifas cobradas em muitas transações.

Tudo isso ajudará na gestão do negócio”, explica Maurício Guerra, gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

O especialista listou algumas funções do Pix que podem ajudar as pequenas e médias empresas no dia a dia, gerando mais receita:

Dinheiro em caixa na hora da venda

Com o Pix os clientes poderão efetuar o pagamento via QR CODE ou, até mesmo, por transferências instantâneas.

Hoje, ao pagar com cartão de débito ou boleto, além da taxação, o valor demora, em média, de dois a cinco dias para estar na conta do estabelecimento.

Menos taxas ao realizar pagamentos

Com o público pessoa física, a economia nas taxas de TED ou DOC, por exemplo, incentivará as pessoas a consumirem mais por meio da ferramenta, o que irá gerar mais receitas para o estabelecimento.

As empresas também poderão cadastrar a chave do Pix para realizar seus pagamentos e, desta forma, ganhar mais agilidade na gestão do fluxo de caixa.

Apesar dos valores das tarifas variarem entre as instituições financeiras, como é caso do Sicredi que cobra menos do que a média de mercado, com o Pix não haverá mais essa cobrança para o público PF.

Acesso a mais clientes 

O negócio poderá conquistar ainda mais clientes com essa forma de pagamento, isso porque o consumidor poderá efetuar pagamentos apenas com o uso do smartphone, sem a necessidade de cartões, boletos ou dinheiro.

Por Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 32 anos de história e mais de 159 mil associados.