Pix permitirá saque em dinheiro em mercados e lojas no ano que vem

0

O Banco Central (BC) só deverá lançar no primeiro semestre de 2021 a funcionalidade que permitirá que usuários solicitem saques de sua própria conta corrente em qualquer estabelecimento comercial (mercados, lojas), através do Pix.

A operação de saque integra uma lista com outros 15 novos recursos também previstos para 2021. O saque via Pix permitiria que o usuário efetuasse a retirada em qualquer estabelecimento, compensando o varejista com uma transferência Pix.

Fonte: Google
Fonte: Google

O consumidor para efetuar um saque por meio do Pix, ao chegar no caixa de um estabelecimento autorizado, informará que deseja realizar o saque de um determinado valor por meio do sistema do BC. Dessa forma, o atendente escolhe tal opção na maquina de cartão, que exibirá um QR Code na tela. Depois, a pessoa usa o Smartphone para ler esse código e realizar o pagamento da quantia que ele deseja sacar em espécie, mais a tarifa cobrada pelo procedimento.

Depois que a operação for confirmada, o atendente separa o dinheiro do caixa e entrega ao cliente.

Além de diminuir os custos de manejo, o BC espera que essa funcionalidade diminua a dependência do consumidor em relação aos caixas eletrônicos para ter acesso ao dinheiro em espécie, uma vez que esses terminais têm distribuição precária em muitos pontos do Brasil.

O Banco Central ainda não detalhou os custos desta operação para os consumidores e o limite de saques que será permitido.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil