Pix: Saiba como cadastrar sua chave no Caixa Tem

0

Se você utiliza os recursos da poupança social digital (Caixa Tem) disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, saiba que também é possível cadastrar suas chaves Pix e ter acesso à todas as funcionalidades da nova forma de pagamento instantâneo que foi criada pelo Banco Central. 

Isso porque a poupança onde são depositados os recursos sociais está habilitada para que os beneficiários também tenham a oportunidade de fazer um Pix.

Mesmo que a liberação das transações somente aconteça a partir da próxima semana, é possível fazer o cadastro das chaves no Caixa Tem de uma forma bem fácil: direto no celular ou no seu computador. 

Para te ajudar a se cadastrar, preparamos um passo a passo com as principais informações do Pix. 

O que é o Pix?

O Pix é uma nova forma de fazer pagamentos e receber quantias em dinheiro e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

Está disponível para todos os brasileiros (pessoa física e jurídica).

Esse sistema foi apresentado em fevereiro deste ano pelo Banco do Brasil. 

Durante as últimas semanas, alguns clientes de instituições bancárias participaram de testes para verificar o funcionamento do sistema, que será lançado oficialmente no dia 16.

Vale ressaltar que esse serviço é gratuito e futuramente, a intenção é de que o sistema seja substituto dos tradicionais boletos bancários, TED, DOC. 

Dentre seus benefícios está a utilização em qualquer dia e horário da semana, sendo efetivados os pagamentos em até dez segundos.

Desta forma, as transações poderão ser feitas de quatro formas diferentes:

  • QR Code (estático ou dinâmico): poderá ser usado nas transações e permitirá que o usuário defina um valor fixo. 
  • Links gerados no smartphone,
  • Utilização das chaves.

O que é chave do Pix?

Para aproveitar todos os benefícios do Pix, o usuário do Caixa Tem deve cadastrar as suas chaves que funcionam para identificar as contas em uma transação.

Assim, não é preciso informar digitar agência, conta, banco e CPF ou CNPJ para fazer transações. 

Podem ser cadastradas até cinco chaves no Caixa Tem, mas caso você tenha outras contas também é possível cadastrar outras chaves, no entanto, elas não podem ser repetidas. 

Dentre as informações que podem ser utilizadas como chaves estão quatro opções, são elas: 

  • CPF;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória (letras e números que são gerados pelo Banco Central).

Onde cadastrar?

Na tela inicial do Caixa Tem busque pela opção do Pix e escolha qual informação será utilizada como chave.

Faça a confirmação na opção “sim, estou de acordo” e a partir disso, guarde a sua informação que será utilizada nas transações através do Caixa Tem. 

Feito isso, para receber valores no Caixa Tem, você precisará apenas informar qual a chave cadastrada no Caixa Tem ao pagador.

Os pagamentos instantâneos podem ser utilizados em transações/transferências:

  • De pessoa para pessoa;
  • De pessoas e empresas para entes governamentais;
  • De pessoa para estabelecimentos comerciais;
  • De empresas para pessoas visando o pagamento de salários e benefícios sociais;
  • De empresa para empresa, visando o pagamento a fornecedores;

Vale lembrar que o cadastro das chaves não é obrigatório e se você preferir, pode continuar fazendo as transações normalmente, informando os dados do recebedor e da conta bancária para pagamento como faz hoje ao efetuar uma TED ou DOC.

Caixa Tem 

A poupança social digital movimentada via Caixa Tem foi criada pela Caixa Econômica para pagar três benefícios aos brasileiros: o Auxílio emergencial; o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) emergencial. 

A plataforma utilizada durante a pandemia no intuito de evitar aglomeração de pessoas e possibilitar o acesso às informações de uma forma mais simples, pode se tornar permanente pela quantidade de pessoas que utilizam seus recursos, segundo analisa a instituição financeira, no entanto, ainda não há confirmações sobre isso. 

Por Samara Arruda