Atualmente o mundo todo está preocupado com o Coronavírus e férias é a última coisa que muita gente está pensando. Cabe a nós seguirmos as recomendações instruídas, mas nada nos impede de fazer um planejamento do próximo período de férias, com bastante antecedência e buscando o menor custo possível, principalmente diante da recessão econômica prevista. 

É muito importante se organizar, com certa antecedência, e planejar suas férias, pois as mesmas devem não só garantir o seu merecido descanso, mas também devem proporcionar atividades interessantes e produtivas para tornar seus dias mais divertidos e proveitosos sem comprometer todo o seu orçamento.

Ou seja, antes de sair de férias é indispensável primeiro tirar um tempinho para organizar todos os aspectos desse período, principalmente se você quiser fazer uma viagem, já que normalmente exige compras de passagens áreas, reservas de hospedagem e muitos outros pontos que comprometem seu orçamento.

Por isso, se você definitivamente precisa de ajuda para criar um plano de férias inteligente e compatível com sua realidade, continue lendo este artigo que apontaremos os pontos mais importantes para fazer um planejamento de férias econômico e inteligente.

Porque fazer um planejamento de férias

Um planejamento de férias deve ser feito com bastante antecedência, pois caso contrário pode ser impossível economizar nos custos e conseguir momentos de relaxamento, descanso e diversão, principalmente porque os valores podem se tornar inviáveis para o seu orçamento, o que compromete sua viagem.

Ou seja, caso não haja um planejamento com antecedência, você corre o risco de ter seus planos de última hora perdidos e acabar tendo suas férias frustradas, principalmente porque os preços podem estar muito maiores e assim inviabilizar seu desejo de viagem.

Além do mais, também é necessário alinhar questões básicas, como período de viagem, local, quantidade de pessoas, buscar ofertas de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, passeios, estimativa de gastos diários e quantas pessoas que dividirão as despesas, pois são fatores muito importantes e que devem ser determinado alguns meses antes da viagem.

O que incluir em um planejamento de férias

É importante assumir uma postura ativa e focar em fazer um planejamento de férias que o ajude organizar todos os detalhes básicos, para que você consiga economizar nos custos e ainda ter um período de férias com momentos relaxantes de descanso e de diversão.

Confira abaixo algumas dicas de ações simples que podem ajudá-lo a criar um plano de férias econômico, inteligente e dos sonhos:

1 – Faça um roteiro

O primeiro passo para tirar férias econômicas é organizar um roteiro de férias, afinal de contas é necessário definir o que deseja fazer antes mesmo de começar a se organizar para conquistar seu objetivo. Pois se você não souber o que quer, não tem como trabalhar para conquistar.

Portanto, defina o que quer fazer nas suas próximas férias respondendo a algumas perguntas simples como, aonde quer ir, o que deseja fazer neste lugar, quanto tempo pretende ficar por lá, quais o lugares deseja visitar, aonde quer se hospedar, como pretende chegar lá, o que quer comer ou conhecer e quem vai com você.  

Um roteiro também permite que você pesquise sobre a região e seus gastos, o que ainda irá ajudá-lo a criar um orçamento inicial para as suas férias. Pois é necessário ter uma noção de gastos para se organizar e poder aproveitar suas férias sem surpresas indesejadas ou desagradáveis.

2 – Defina os custos da sua viagem

Após construir um orçamento inicial com informações de média de valores para a sua viagem de férias, é hora de estabelecer uma média de qual o valor será necessário para tirar suas férias.

Isso porque ao determinar uma quantia exata, sempre jogue para mais, para sua viagem, você conseguirá se organizar e se planejar financeiramente para fazer sua viagem de férias tranquila.

3- Planeje-se financeiramente

A única maneira de se organizar para tirar férias é se planejando financeiramente, pois caso contrário você poderá comprometer o seu orçamento erroneamente e acabar acumulando despesas e possíveis dívidas para o futuro.

Então, use o orçamento criado anteriormente para se organizar e definir o que pode ser pago com antecedência, como por exemplo as passagens áreas e a hospedagem que podem ser adquiridas e pagas com meses de antecedência.

Sem falar que também é válido estabelecer um valor mensal do seu salário para reservar, assim você também conseguirá juntar uma quantia substancial para que a maioria dos seus gastos sejam pagos à vista.

4 – Acompanhe seus gastos

O último ponto é fazer um acompanhamento diário de gastos, pois apesar de você ter se planejado e organizado, é impossível e até chato manter um cronograma exato e detalhado, pois muitas vezes em uma viagem acabamos nos entusiasmando e gastando mais do que estava previsto.

Portanto é interessante e até inteligente ao final de cada dia ou início do dia seguinte fazer um levantamento básico de gastos para ter uma noção da média de gastos, pois assim você consegue acompanhar seus gastos e estabelecer limites saudáveis e viáveis para ter uma viagem relaxante e divertida.

Benefícios de fazer um planejamento de férias

Um planejamento de férias é importante para evitar que as pessoas caiam em armadilhas que podem gerar gastos inesperados e retornos frustrados com uma viagem que tinha o objetivo de ajudá-lo a relaxar e se divertir.

Por isso planeje suas férias com antecedência de meses, pois somente assim será possível conseguir se desligar do seu cotidiano e relaxar fazendo atividade interessantes e produtivas para tornar seus dias mais divertidos.

Além disso, está é a única maneira de garantir que você volte para casa totalmente relaxado e com as energias renovadas para retomar sua rotina sem preocupações adicionais desnecessárias.