17°C 28°C
Uberlândia, MG

Planejamento de marketing: Fator importante para quem deseja ter crescimento no negócio

Planejamento de marketing: Fator importante para quem deseja ter crescimento no negócio

15/02/2021 às 09h25 Atualizada em 15/02/2021 às 12h25
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:

Sempre que um empreendedor começa a sua própria empresa, o primeiro passo que se deve ter em mente é montar o plano de negócios, pois é por meio dele que será possível trilhar o melhor caminho e se preparar para as possíveis mudanças e dificuldades.

Continua após a publicidade

No entanto, vale ressaltar que ele deve contemplar também o planejamento de marketing, fator fundamental para auxiliar no crescimento do negócio e aumento das vendas.

Para quem precisa criar o seu próprio planejamento de marketing, a Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, lista seis dicas. 

Público-alvo

Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para um planejamento de marketing de sucesso. Por mais que você deseje atingir pessoas diferentes com o seu produto ou serviço, é primordial que tenha em mente qual o seu público-alvo.

Afinal, quem quer agradar a todos, acaba não agradando ninguém, não é mesmo? É necessário definir a sua ‘persona’ ideal para saber onde concentrar as ações de marketing. 

Continua após a publicidade

Geomarketing

Depois de definir a sua persona ideal, as campanhas de marketing devem ser focadas na geolocalização do seu público.

Não adianta o seu produto ou serviço ser divulgado para pessoas que, por exemplo, ainda não tenham acesso; a divulgação não pode ser feita em massa, ela precisa ser estratégica para atingir o cliente certo, no momento certo. 

Mais conhecido como estratégia de buscas locais, o Local Search irá te ajudar a aproveitar os termos de busca do Google, ou seja, as palavras-chave, para aumentar a relevância do seu negócio nas páginas de resultado.

Isso é extremamente importante, já que estudos apontam que mais de 80% das pessoas não chegam sequer a pesquisar na segunda página dos resultados do Google. Para estar em destaque na primeira página, utilize estratégias de SEO. 

Continua após a publicidade

Redes sociais

Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo.

Assim, ter uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para que as pessoas conheçam mais detalhes da sua empresa.

E-mail marketing

Ao contrário do que muitas pessoas falam, o e-mail marketing não morreu. Ele  continua sendo um dos maiores aliados que uma empresa pode ter na sua estratégia de marketing, devendo ser utilizado como método de fortalecimento da marca, aumento das vendas, comunicação com clientes e para conquistar potenciais clientes. 

Análise e mensuração de dados

Essa é uma etapa fundamental para a melhoria contínua do planejamento de marketing. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real.

Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
23°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

23° Sensação
2.63km/h Vento
57% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 20°
Dom 29° 21°
Atualizado às 09h13
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,40%
Euro
R$ 5,53 +0,48%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,71%
Bitcoin
R$ 363,516,58 -0,59%
Ibovespa
125,573,16 pts 0.36%