Planejamento financeiro empresarial para 2021

0

O ano de 2020 vai chegando ao fim. Com ele, vem o balanço final das contas e o planejamento para 2021.

Diante da pandemia e da incerteza econômica, foi desafiador para a maioria das empresas equilibrar os custos, despesas e investimentos.

Uma reflexão que cabe para o momento: “melhor é o final do que o início de uma estação, o mais importante não é como você começa, mas, como você termina”.

Diante dessa frase, fica uma pergunta: como você e sua empresa vão finalizar o ano, em relação às finanças?

O planejamento financeiro foi cumprido, perante um ano inesperado?

Sabemos que momentos de crise e mudanças trazem aprendizados, e adotar uma gestão profissional para o departamento financeiro da sua empresa, independente do segmento ou porte, deve ser prioridade.

Não permita que a área financeira do seu negócio seja apenas um “depósito de informações”.

O Financeiro é como se fosse o “coração da empresa”, o “combustível” para as demais áreas.

Com este departamento bem estruturado, você consegue analisar de onde vem a sua receita, avalia os custos e despesas, possíveis inadimplências e, até mesmo, como você gastou o seu tempo.

Não dá para tratar esse setor apenas como um pagador e recebedor de contas.

Um financeiro saudável reflete positivamente nas demais áreas.

Agora, se você sente que os meses passam com um aumento de trabalho e menos resultados, procure dar a devida atenção às finanças – o gargalo normalmente está nessa área.

Designed by @mindandi / Freepik

A sustentabilidade e o futuro do seu negócio dependem de como você planeja e estrutura o financeiro.

É ali que está o alicerce.

Por exemplo, para contratar mão de obra, você tem que saber o quanto a empresa tem disponível para investir em pessoas que, consequentemente, também contribuirão para gerar resultados; para gerir os clientes você precisará medir a alocação de tempo em contratos e a lucratividade.

Qualquer estratégia a ser definida terá que passar pelos recursos disponíveis no departamento financeiro.

Um setor capaz de transformar números exatos em informações valiosas, que contribuirão para a tomada de decisões e para o futuro da sua empresa.

Por: Beatriz Machnick, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.