Quais quer que sejam as metas da sua empresa, para alcançá-las é fundamental fazer um planejamento.

Digamos que no cenário atual sua meta seja reter clientes, manter o faturamento ou até mesmo melhorar o desempenho em relação ao ano anterior.

Para isso é necessário conhecer muito bem a saúde financeira da sua empresa, fazer simulações e acompanhar o fluxo para saber se as coisas estão indo de acordo com o planejamento, caso contrário, tomar as medidas necessárias para voltar ao curso proposto.

Uma maneira de se fazer isso é com uma previsão das receitas e despesas com um período estipulado.

Por exemplo, sua empresa tem um valor razoável em caixa, então você quer aproveitar uma parte deste valor para fazer um investimento que irá comprometer o valor durante 2 anos.

Com uma previsão de 2 anos de receitas e despesas, você tem um panorama geral de como a empresa pode se comportar se analisar os casos mais sensíveis, como inadimplência, possível contratação ou demissão de funcionários, manutenções e imprevistos, para esse período, então preservar uma reserva em um investimento de rápida liquidez e o restante comprometer no investimento de médio prazo.

Apesar de este exemplo parecer uma coisa muito óbvia, se o gestor desses recursos na empresa, não estiver amparado com as ferramentas certas, não é nada simples fazer essas previsões.


Imagine fazer o levantamento de todos os fornecedores, mesmos os trimestrais, semestrais, esporádicos e assim por diante, juntamente com folha de pagamento, tarifas, impostos e etc…
Com as despesas levantadas, é hora de fazer o de receitas, apesar de ser mais fácil, pois estamos sempre de olho nas receitas, pode não ser tão simples assim.

Agora distribua tudo isso durante o período de previsão.

Anúncios

Pronto, já pode fazer o investimento?

Claro que não, você precisar fazer uma estratégia de comparar o previsto com o realizado, esse comparativo deve passível de análise por todo o período para que possa haver um controle no fluxo.

Se você conseguir fazer esse comparativo de maneira que isso não tome todo o seu tempo, você tem uma boa estratégia e agora sim você pode fazer o investimento.

O ideal é que todas essas informações sejam oriundas do seu sistema financeiro, melhor ainda se seu sistema financeiro fizer esse comparativo do previsto com o realizado.

Desta maneira, seja qual for sua meta, será muito mais fácil fazer um planejamento e ao mesmo tempo gerir o financeiro da sua empresa, podendo fazer com que o lucro oriundo do seu trabalho seja potencializado.

Conheça também o Neo Fatura, o sistema financeiro exclusivo para empresas contábeis desenvolvido pela Neo Solutions, capaz de emitir toda a sua cobrança com a fatura personalizada da sua empresa, boletos de carteira registrada homologada junto aos bancos e notas fiscais eletrônicas de serviços em mais de 400 cidades. Solicite uma demonstração

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.