19°C 29°C
Uberlândia, MG

Planejamento mercadológico: Veja sua importância durante e pós-pandemia

Planejamento mercadológico: Veja sua importância durante e pós-pandemia

04/08/2020 às 12h55 Atualizada em 04/08/2020 às 15h55
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:

Com a economia assustadoramente caótica, os negócios se veem diante da necessidade de rever planos, de reorganizar processos, de repensar atuação no mercado.

Continua após a publicidade

As dificuldades levam às mudanças e nesse cenário não há muito tempo para a tomada de decisões.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e atuando desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, ajudando as empresas, inclusive, a se reinventarem no mercado, hoje trago um artigo sobre a importância do planejamento mercadológico, inclusive, em cenário de crise devido à pandemia.

Quando se fala em “mundo empresarial”, estamos nos referindo desde o micro ao grande empresário e o planejamento, de um modo geral, funciona como “análise antecipada” das atividades que precisam ser desempenhadas, além dos objetivos que serão alcançados e de quais serão os objetivos prioritários e os secundários.

A função do planejamento é dar à empresa a possibilidade de se organizar ou de se reorganizar a partir das análises realizadas, ainda mais diante de um cenário de caos e paralisação econômica, como esse que tem sido vivenciado.

Continua após a publicidade

A empresa consegue, com base no planejamento, se organizar com base no que ocorre no momento.

Empresas não podem enfrentar crises sem enxergar o futuro e não se trata de um “plano de adivinhação”, se trata de uma ciência, que permite às empresas estarem preparadas para lidar com quaisquer adversidades.

O planejamento estratégico engloba três planejamentos específicos: planejamento mercadológico/comercial, planejamento operacional e planejamento administrativo/financeiro.

Planejamento mercadológico durante e pós-pandemia

O planejamento mercadológico envolve as análises de mercado. O ramo de atuação da empresa precisa ser constantemente estudado, em um cenário de crise, por exemplo, como está o mercado dentro do segmento de atuação da sua empresa?

Continua após a publicidade

Em um mercado em alta, o cenário é apropriado para maiores investimentos, em caso oposto, é preciso aguardar respostas quanto à economia.

Resumidamente, o planejamento mercadológico envolve o conhecimento sobre qual o mercado que o negócio deverá atingir, sobre quais produtos serão comercializados, de que maneira serão vendidos, qual o tipo de pagamento e prazos, etc.

Considerando o cenário atual, esse planejamento envolve a situação atual do mercado, receptividade para o produto oferecido, se seria interessante interromper a produção de produtos de linhas que vendem menos do que o esperado, etc.

O planejamento mercadológico é o conjunto de estratégias focadas em posicionar o seu negócio para que tenha melhor performance empresarial e melhores resultados financeiros.

A maioria das empresas hoje vivencia as consequências de não ter realizado um bom planejamento administrativo/financeiro, de não ter se preocupado com a tese do número 6, citado no artigo.

Por que o empresário precisa ser Antifrágil em meio à crise? Não importa o tamanho da empresa, é fundamental se preocupar em como tem sido realizada a gestão financeira do negócio.

Hoje, fala-se no mundo pós-pandemia e em possíveis tendências e as redes sociais ainda representam um dos canais mais importantes daqui para frente para que as empresas consigam se comunicar e crescer on-line.

O uso dessas redes democratiza e influencia as decisões do consumidor por produtos e serviços de um negócio.

Para quem ainda não consegue compreender bem sobre o que compõe o planejamento mercadológico, gosto de exemplificar que um plano de marketing, um plano de marketing digital e um plano de vendas, fazem parte deste tipo de instrumento de gestão.

A logística também compõe este plano, afinal, como o produto vai chegar, como será entregue e em quais condições, assim como será a experiência do cliente com o produto, também faz parte do planejamento mercadológico.

Vejo muitos casos no atendimento em consultoria, de empresas que realizam um ótimo trabalho de atendimento ao cliente, mas a entrega do produto é realizada por pessoas não preparadas, que atendem mal, ou seja, o relacionamento do cliente com a empresa é prejudicado.

O planejamento mercadológico também tem como função não deixar arestas, ou seja, prevenir falhas. O bom atendimento precisa ir desde a compra até a pós-venda, ou seja, pensar em quem será responsável pela entrega também é indispensável.

O cliente é o dono do seu negócio. Olhe o mercado, desenhe o mercado. Toda a cadeia que tem contato com o cliente, que faz parte do planejamento mercadológico, precisa estar muito bem treinada e saber lidar com diversas situações.

Por Carlos Moreira, Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

19° Sensação
1.34km/h Vento
72% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 04h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 -0,01%
Euro
R$ 5,51 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,07%
Bitcoin
R$ 350,713,80 +0,26%
Ibovespa
124,740,69 pts -0.33%