A aposentadoria é um sonho para muitos brasileiros, muitos conseguem ter com facilidade, já outros é uma realidade bem distante.

Na maioria das vezes o aposentado tem direito a receber um benefício com um valor maior acima do planejado, porém, por falta de informação, de auxílio e planejamento muitos ficam perdidos e acabam recebendo valores menores do que deveriam receber.

Hoje vamos falar sobre a hora certa de se aposentar, pois, isso pode influenciar no valor da sua aposentadoria.

A aposentadoria acaba não sendo uma prioridade dos trabalhadores, por que a maioria acreditam que basta contribuir e, quando chegar a hora, solicitar o benefício, mas não é bem simples assim.

O que muitos segurados não sabem é que é possível planejar a data da sua aposentadoria e escolher qual benefício será mais vantajoso e ainda ter uma previsão do quanto poderão receber.

Além de você poder organizar as documentações para aposentadoria e as pendências regularizadas que podem fazer toda diferença na hora de encaminhar o pedido ao INSS.

Se você quer saber por que é importante entender quando você vai se aposentar, continue lendo nosso texto, para tirar suas dúvidas.

Como a reforma influência na data da aposentadoria do segurado?

Depois da Reforma da Previdência muitos segurados estão sem saber quando poderão receber seu benefício previdenciário de aposentadoria, pois, muitos trabalhadores estavam próximos de se aposentar quando a Reforma entrou em vigor e para esses casos foram criadas as regras de transição.

O que a reforma afetou na vida dos segurados?

Na maioria das situações o segurado precisará contribuir por um tempo maior do que o planejado, caso o segurado  tiver cumprido os critérios exigidos antes da Reforma, é possível ter o chamado Direito Adquirido.

Cenário atual do INSS

De acordo com as Novas Regras da Previdência o trabalhador deve levar em consideração alguns requisitos para requerer o benefício, tais como:

  • Idade;
  • Tempo de contribuição;
  • As regras de transição.
  • Estar atento à documentação correta para a aposentadoria, para que não fique prejudicado.

Qual a importância de saber quando vou me aposentar?

É importante que o segurado tenha em mente uma pergunta “QUANDO VOU ME APOSENTAR?” pois isso poderá garantir o benefício previdenciário e uma aposentadoria no valor mais alto.

Como foi dito no texto acima, muitos segurados recebem valores de aposentadorias que não são satisfatórios e por não procurarem um especialista no assunto acabam até perdendo o prazo para requerer a revisão do benefício e, assim, privando-se do direito de receber uma aposentadoria melhor.

Planejamento

O segurado que faz um planejamento previdenciário ele poderá vislumbrar todas as hipóteses de aposentadoria em que ele se encaixa, como também escolher sob qual regra ele irá se aposentar.

Ele irá permitir que o segurado consiga programar a aposentadoria de acordo com a sua condição financeira e ter um benefício que seja satisfatório.

Planejamento Previdenciário

O planejamento abre um leque de possibilidades, um exemplo disso é saber quanto tempo ainda tem que contribuir para receber o teto da aposentadoria e quanto dinheiro o segurado deve investir para isso.

É muito importante que o trabalhador esteja ciente e saiba de todas as possibilidades para requerer o benefício dentro das regras de transição da Reforma da Previdência, para que consiga a melhor aposentadoria, ou seja, com o valor mais alto possível.

Preparar os documentos com antecedência

A documentação é um ponto muito importante para ajudar na concessão do benefício, pois, a maioria dos trabalhadores deixam para se preocupar só quando vão requerer o benefício previdenciário, quanto antes o trabalhador conseguir juntar e guardar os documentos para aposentadoria, menos complicação ele enfrentará no futuro.

Se planejar nunca foi tão importante ainda mais por que estamos vivendo sob constantes alterações nas leis e por conta disto recomendamos que o trabalhador busque orientações com um advogado especialista que possa auxiliá-lo da melhor forma.

Se você vai contribuir muito ou pouco não importa, o importante é você refletir sobre como e quando será o momento de requerer seu benefício previdenciário de aposentadoria.

Como saber quando irá se aposentar

É importante você ter em mente qual será o retorno financeiro que sua aposentadoria vai trazer, o trabalhador deve analisar todos os tipos de aposentadoria vigentes antes de requerer o benefício previdenciário, pois é importante conhecer as possibilidades no seu caso.

É preciso que você segurado confira se todos os requisitos foram cumpridos pelo trabalhador, e por fim é necessário analisar todas as regras de transição.

E é por isso que devem ser analisado cada caso com a ajuda de um profissional.

Nem sempre a aposentadoria em que o trabalhador fechou os requisitos é a mais vantajosa

Hoje as principais modalidades são:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial.

Mas como saber qual é a mais vantajosa?

Para saber qual é a mais vantajosa, é só por meio de análise e cálculos, não tem como definir qual a melhor para cada trabalhador sem antes realizar cálculos por todas as regras de aposentadoria.

O que fazer quando chegar a hora?

Quando chegar a hora de se aposentar é importante você ter toda a documentação pronta, é importante você se decidir se vai parar com a sua vida laboral e se o valor da aposentadoria será suficiente financeiramente.

Conclusão

Em geral é preciso ser analisado todos esses aspectos mencionados acima, é importante também que você confira os cálculos previdenciários para saber se é realmente o melhor momento para se aposentar.

Portanto se planeje, busque ajuda de um profissional, pois, isso vai evitar que no futuro surja uma possível insatisfação e frustração com o valor da aposentadoria e seja necessário realizar a revisão do benefício.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.