Planejamento Tributário: Como funciona e principais benefícios

0

O Planejamento Tributário é uma questão que deixa muita gente preocupada.

Nossa legislação tributária não é simples, bem como existe uma série de pontos a serem abordados, custando muito ao bolso do empreendedor.

Essa situação ocorre não apenas no que diz respeito aos tributos que, normalmente, tomam cerca de 1/3 da receita bruta, como também em escolher uma equipe de contadores eficiente para realizar o planejamento.

Contudo, não encarar esse desafio com praticidade e sabedoria pode acarretar diversos prejuízos financeiros para o seu negócio, e você corre o risco de pagar um valor muito mais alto nos tributos.

Se anda preocupado com o Planejamento Tributário, a seguir preparamos um guia básico de como lidar com essa questão sem maiores complicações.

Afinal, o que é o Planejamento Tributário?

A carga tributária brasileira é muito alta, contudo, se houver um plano bem definido para pagamento dos tributos, a forma de quitá-los pode ser bem vantajosa.

Por isso mesmo existe o Planejamento Tributário.

Através dele, diversas possibilidades nos são apresentadas e elas podem impactar profundamente a operação de uma empresa.

É possível definir estratégias legais que podem beneficiar bastante o seu empreendimento.

A Elisão Fiscal, por exemplo, é o ato de possibilitar a redução da carga tributária de uma empresa em função de atos lícitos, totalmente baseados na legislação tributária nacional.

Importância do planejamento para sua empresa

Listaremos a seguir os principais elementos que comprovam a importância de realizar um Planejamento Tributário para sua empresa:

Participar dos gastos do empreendimento

É fato que a maioria dos brasileiros acredita que paga muito imposto.

Isso não deixa de ser verdade.

Nas empresas, por exemplo, a carga tributária abarca cerca de 1/3 de toda a receita bruta.

Diminuir qualquer valor dentro dessa carga significa melhor competitividade no mercado, bem como uma excelente margem de lucros.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

Área a administrar

A maior parte dos empreendedores infelizmente não se interessa em realizar um Planejamento Tributário.

Uma vez que a despesa é representativa sobre o total, esta acabou por tornar-se uma área dentro do empreendimento e, aliás, é tão importante e essencial quanto o setor de marketing e vendas, por exemplo.

Cabe uma visão estratégica acerca do setor de Planejamento Tributário.

Redução de gastos necessária

Chega uma hora em que não há mais a possibilidade de reduzir gastos dentro de um empreendimento sem causar danos ao serviço ou produto oferecidos.

Se não houver um bom Planejamento Tributário, o empreendedor está perdendo a oportunidade de economizar e lucrar mais.

Evitar pagamentos extras e desnecessários

Existem tributos que são cobrados, contudo, o pagamentos deles nem sempre é obrigatório.

Se não há um setor de planejamento de tributos em sua empresa, pode estar gastando além do necessário.

Obrigação de manter a situação financeira em ótimo estado

A realização do Planejamento Tributário é uma forma de cuidar do seu empreendimento.

Se você tem apreço pelo ramo em que atua, bem como pelas atividades profissionais que exerce no meio, é sua obrigação fazer o melhor para que seu negócio saia lucrando e produzindo cada vez mais.

Assim, contribuirá para a sobrevivência da empresa e sucesso do setor.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.