Planejamento Tributário pode evitar custos desnecessários no e-commerce

Com a ascensão das vendas pela internet, muitos empreendedores estão tendo contato com a complexidade tributária do mercado digital pela primeira vez, exigindo deles uma mudança de comportamento na gestão diária do seu negócio.

O planejamento tributário é uma ferramenta fundamental para quem vende pela internet, independentemente do tamanho da empresa, pois a internet engloba novas peculiaridades e obrigações tributárias que podem levar o empreendedor ao erro.

De acordo com o IBGE, mais de 95% das empresas pagam ou já pagaram impostos de forma indevida, e poucos sabem disso.

O planejamento tributário nada mais é do que o estudo e mapeamento de todos os tributos relativos à atividade que seu negócio está enquadrado.

Seu objetivo principal é reduzir a carga tributária aplicada à empresa de forma legal, aproveitando-se de possíveis benefícios fiscais e enquadramento da empresa.

O primeiro ponto é a escolha do regime tributário, levando em conta o porte e volume de vendas da sua empresa (MEI, Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido), pois dependendo da opção o empreendedor arcará com diferentes modalidades de tributos.

“São muitas as variáveis quando pensamos no planejamento tributário dos e-commerces, que vão desde o básico, como a gestão diária de entradas e saídas, até os mais complexos  envolvendo análises mais aprofundadas que podem influenciar significativamente na operação da empresa e nos valores de impostos devidos”, explica Camilla Natividade, Head de Operações da Contábil Hub.

Contar com a ajuda de uma assessoria contábil contribui para ajudar o empreendedor na tomada de decisão do modelo de negócio e na elaboração do planejamento tributário, uma vez que informações como previsão de faturamento, previsão de despesas operacionais e margem de lucro são variáveis importantes a serem analisadas em conjunto, o que pode fazer uma enorme diferença na carga tributária a ser paga.

Sobre a Contábil Hub:

A Contábil Hub é uma plataforma de gestão financeira e contabilidade online. Por meio de uma plataforma que une tecnologia e conhecimento contábil, os usuários ganham tempo e praticidade na gestão de seus negócios. A startup surgiu da necessidade de auxiliar os empreendedores no processo de escalabilidade e crescimento sustentável de seus negócios. A marca tem como madrinha a Contábil Bandeirantes, empresa com mais de 50 anos de tradição, que é hoje uma das mais conceituadas no segmento.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.