Prorrogações dos vencimentos dos impostos, empréstimos, redução de equipes, demissões e reajustes de salários são algumas das principais questões comuns às empresas nesse período pandêmico.

Para lidar com a situação atual e preparar os negócios para a retomada o planejamento tributário, que antes já era necessário, tornou-se indispensável.

“Os impostos foram adiados, mas precisarão ser pagos, assim como os empréstimos.

O planejamento tributário é fundamental para a organização de todas as obrigações, definição das estratégias, avaliação das possibilidades, um mapa completo para a saúde do negócio.

É possível, por exemplo, pagar menos impostos de maneira legal, obedecendo a lei e, com ajustes orçamentários, reduzir preço, aumentar a competitividade e tornar seu negócio lucrativo e duradouro”, explica Alison Santana, contador, sócio da Impacto Contabilidade e especialista em tributos.

A seguir, o profissional apresenta 4 vantagens básicas e fundamentais que o planejamento tributário traz para as empresas:

Planejamento Tributário

1- Caso a organização não seja uma prática desde o início do negócio, o primeiro passo é rever o histórico.

Isso porque é possível recuperar impostos pagos em maior valor do que o devido e também o que foi pago indevidamente.

2- Sejam apurados sobre o lucro ou sobre faturamento, impostos são despesas. Portanto, devem integrar a precificação dos produtos ou serviços. O planejamento correto pode tornar o preço competitivo.

3- A programação garante o cumprimento das declarações e transmissões, chamadas de obrigações acessórias, em dia e corretamente.

4- As apurações do planejamento tributário auxiliam no controle das contas da empresa. O plano orçamentário e a projeção do fluxo de caixa devem considerar os tributos.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Alison Santana, Contador e sócio da Impacto Contabilidade