Planilhas Empresariais: Como posso confiar?

0

A grande maioria das empresas utilizam planilhas para controlar suas contas, fluxo caixa e até mesmo fazer a gestão do negócio.

Muitos empreendedores consideram as planilhas como uma ferramenta extremamente simples e bastante confiável para o gerenciamento da empresa, mas isso pode, muitas vezes, ser um equívoco.

É muito comum encontrar erros em controles feitos por planilhas.

Esses deslizes nas contas ou dados podem prejudicar os ganhos do negócio e atrapalhar metas e objetivos da empresa.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar porque não se deve confiar em planilhas na gestão financeira da sua empresa.

Confira!

Não são totalmente confiáveis

Por mais que empreendedores acreditem que as planilhas sejam seguras, é importante saber que elas não são totalmente confiáveis.

Caso ocorram problemas no computador ou até mesmo na rede, na qual a planilha está salva, os dados podem ser perdidos, comprometendo as informações e o desempenho do negócio.

Outro detalhe importante sobre planilhas salvas na rede é o fato de que qualquer pessoa pode acessar e realizar modificações.

Desta forma, podem ser inseridos dados incorretos e prejudicar o controle da empresa.

O uso de um sistema de gestão financeira para o controle de dados de um negócio é a maneira mais eficaz para evitar esse tipo de situação.

Ele garante a confiabilidade das informações e facilita o controle de dados.

Falta de praticidade

As planilhas, como todos sabem, só podem ser acessadas pelo computador onde estão salvas ou acessando a rede da empresa em que ficam armazenadas.

Isso torna seu uso pouco prático para a gestão financeira do negócio, prejudicando também a tomada de decisão rápida em situações difíceis.

Ao utilizar um software para o controle financeiro da sua empresa, você poderá acessar o sistema com facilidade e monitorar as finanças do seu negócio até mesmo quando estiver fora da empresa.

Possibilidade de dados imprecisos nas planilhas

Geralmente, planilhas possuem muitas fórmulas e macros para automação.

Caso ocorra algum equívoco em sua fórmula poderá ocorrer erros, fazendo com que os dados finais não sejam totalmente precisos, prejudicando o desempenho da empresa e até mesmo levando à tomada de decisões erradas.

software de gestão financeira é uma ferramenta totalmente pronta para a inserção de dados, evitando que erros em fórmulas e macros aconteçam. 

sistema calcula os lançamentos e fornece através de gráficos e relatórios, resultados precisos sobre a situação financeira da sua empresa.

Dificuldade de integração

O uso de planilhas para a gestão financeira de uma empresa pode ser descartado somente pelo fato de não permitir a integração de dados.

Afinal, a planilha não permite o acesso em outras fontes de informações.

Em softwares específicos, acontece o contrário: eles permitem cadastros de fornecedores, armazenamento de dados, preços e criação de banco de dados, integrando todas as informações em um único lugar.

Além disso, as planilhas também não possibilitam a integração entre setores, dificultando a troca de informações e a integração de dados da empresa.

Por isso, é indicado que gestores utilizem softwares de gestão financeira.

Por meio desse sistema, é possível integrar todos os setores da empresa, permitindo que os responsáveis acompanhem as movimentações e transações em tempo real, além de monitorar o fluxo de caixa e diversas funções.

Como você pode perceber, substituir o uso de planilhas por um software pode minimizar significativamente a possibilidade de erros.

Investir em um bom sistema de gestão financeira como o Flua, é fundamental para  empreendedores que buscam alcançar seus objetivos e crescer de forma eficiente, segura e ainda mais profissional.

Ele torna suas rotinas financeiras mais simples, práticas e seguras. 

Através de gráficos e relatórios, permite que você tenha uma visão clara sobre a saúde financeira da sua empresa, e desta forma, possibilita um bom planejamento para o seu negócio.

Além disso, é um sistema que garante a segurança ao acesso de dados online através de um Certificado de Segurança Digital (SSL). 

infraestrutura do sistema está nos servidores na Amazon Web Services, maior e melhor fornecedor disponível no mercado mundial para Servidores em Cloud. 

A privacidade dos seus dados é completa e eles não são fornecidos a ninguém.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fonte: FLUA