Plano de carreira: Saiba porque sua empresa deveria fazer um

0
91

Um bom plano de carreira é muito importante dentro de uma empresa. É ele que vai dar possibilidades de crescimento aos funcionários e também estimulá-los a ser cada vez mais produtivos.

Nesse artigo explicaremos melhor o que é e para que serve um plano de carreira, mostrando a importância dele dentro da empresa e como elaborar um. Acompanhe!

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira nada mais é do que um benefício concedido por empresas aos seus funcionários. No plano de carreira estão descritas quais etapas o funcionário deverá passar para alcançar posições melhores.

Também é no plano de carreira que estão as habilidades que o funcionário precisa ter para ser promovido como graduação, pós e cursos profissionalizantes, por exemplo.

Para que serve?

Quando uma empresa elabora um plano de carreira o principal objetivo que ela busca é o de identificar e reter talentos que estejam presentes na corporação.

Além disso esse plano serve para estimular o funcionário a ser cada vez melhor, pois com o plano ele tem possibilidades de se planejar e capacitar para alcançar posições mais elevadas.

A importância do plano dentro da empresa

O plano de carreira é muito importante para criar um ambiente favorável ao trabalho, pois com ele o colaborador se sente mais seguro e possui um planejamento prévio que basta ser seguido.

Dentro de uma empresa esse tipo de plano não pode ser definido apenas para alguns cargos, é preciso considerar todas as posições hierárquicas e elaborar planos que agreguem até mesmo os cargos mais baixos da corporação.

Com isso o estímulo da carreira abrange todos os colaboradores de forma igualitária.

Como elaborar um?

Agora que explicamos a importância desse tipo de plano para a empresa, chegou a hora de explicarmos como você pode desenvolver o seu próprio plano de carreira profissional. Esse plano o irá ajudar a alcançar seus objetivos de maneira mais rápida e com maior eficiência.

Com um plano de carreira bem elaborado o profissional consegue traçar e visualizar com maior clareza as ações que ele deverá tomar para alcançar os objetivos almejados, estará ciente das capacitações que deverá possuir, das habilidades que deverá desenvolver e das metas que deverá alcançar para se tornar um profissional melhor.

Para elaborar um plano devem-se levar em consideração as necessidades da empresa e as intenções do funcionário. Considerando esses dois fatores é possível programar um caminho para que cada vez mais esses dois, funcionário e empresa, estejam andando em caminhos similares.

Ao elaborar e seguir no seu plano você deverá:

  • Fazer a identificação das necessidades da empresa e funcionário.
  • Direcionar os objetivos traçados.
  • Estabelecer prazos para que os objetivos traçados sejam alcançados.
  • Se concentrar na execução de todas as etapas.
  • Ter um olhar crítico e altere planejamentos que não estão dando certo.
  • Acompanhar seus resultados.

Plano de carreira pessoal

Além do plano de carreira profissional é possível também criar um plano de carreira pessoal. Em um plano de carreira pessoal você irá definir metas que você deseja para a sua vida pessoal e com essas metas traçar o caminho que você deverá percorrer para alcançar os seus objetivos.

O plano de carreira pessoal te ajuda a entender melhor em que condição você se encontra no momento e quais as ações que deverá tomar para mudar essa posição.

Em um plano pessoal você pode definir objetivos como possuir uma casa própria, adquirir algum bem, formar uma família, ter filhos e tudo mais que envolve a sua vida pessoal.

Para criar o seu plano pessoal você precisará:

  • Entender seus pontos fortes e fracos e quais as atitudes deverá tomar para melhorar.
  • Traçar um objetivo claro e ter em mente onde você deseja estar daqui a alguns anos.
  • Colocar em prática tudo o que foi definido.
  • Realizar ajustes quando perceber que algum objetivo não está funcionando muito bem.
  • Estar disposto a refazer suas metas baseando-se em uma possível mudança de realidade ou apenas vontade mesmo.

Agora que você já entende melhor o que é um plano de carreira e qual a importância dele pra sua evolução profissional e pessoal, que tal começar a definir o seu? Garanto que os seus objetivos serão alcançados de forma muito mais clara e objetiva.

Via Blog do Trabalho