Pneus agrícolas: entenda melhor sobre os tipos e faça a melhor escolha na hora de comprar

Um pneu que é considerado de qualidade no setor rural é aquele que consegue aguentar altos impactos

Para aqueles que trabalham no campo, a qualidade das máquinas e dos utilitários que são usados em todo o processo de cultivo são muito importantes e podem afetar diretamente o resultado final da colheita. Um item que faz parte de diversos momentos dessa sequência são os pneus agrícolas Firestone, isso porque a marca é, de longe, referência no mercado em qualidade, durabilidade e eficiência. Eles ainda são responsáveis por realizar o transporte correto das mercadorias, porém existe uma grande variedade dentro desse universo que precisa ser compreendida pelo produtor para ter bons resultados. 

O primeiro fator que precisa ser analisado pelo comprador é o de que esse tipo de pneu é desenvolvido com um foco maior no que o produtor rural necessita, ou seja, com a sua demanda em específico. Outra característica que se difere dos demais é que os pneus agrícolas, diferentemente dos usados em caminhões e caminhonetes, por exemplo, são mais resistentes e conseguem aguentar diferentes tipos de solo. Para saber mais sobre o assunto, leia o texto até o final.

Imagem: Agrofy

Tipos de pneus agrícolas

Um pneu que é considerado de qualidade no setor rural é aquele que consegue aguentar altos impactos, resistir à dura carga de trabalho e ainda ser resistente mediante diferentes tipos de solo. A indústria trabalha com cinco tipos principais de pneus agrícolas, de acordo com a necessidade da fazenda, são eles: pneu agrícola diagonal, pneu agrícola radial, pneu agrícola de implemento, pneu agrícola de elevada flutuação e pneu florestal. Veja a seguir as melhores informações sobre cada um deles. 

Pneu agrícola diagonal 

Esse tipo de pneu é o mais indicado em plantações que, no geral, costumam ter bastante terra compactada em seu terreno, assim como pedras e desníveis também. A estrutura dele é composta por lonas que ficam sobrepostas na carcaça.

A principal vantagem dessa estrutura é que ela ajuda a manter a temperatura interna do pneu mais baixa e diminui os riscos de acidentes. Isso ocorre porque as lonas não sofrem fricção entre si. 

Pneu agrícola radial 

O nome radial se dá por causa da estrutura do produto, as lonas são distribuídas na mesma direção do raio da circunferência. A fabricação dele se dá a partir de lonas de poliéster e esse fato proporciona mais estabilidade e ainda diminui a deformação que ocorre na carcaça ao longo do uso. 

Pneus agrícolas de implemento 

Esse é um tipo de pneu muito específico, ele é desenvolvido para os utilitários que são acoplados nos tratores e nas máquinas agrícolas. Uma das principais características é que eles podem ser usados em todo o tipo de implementos. 

Pneu agrícola de elevada flutuação 

Esse modelo é muito indicado para culturas que possuem raízes sensíveis que correm o risco de se deteriorar conforme o tráfego das máquinas. Ele foi desenvolvido para proporcionar uma tração que não causa a compactação do solo.

Pneu florestal

Ele foi criado para os trabalhos executados nas matas e florestas. O melhor deles é o Firestone pneus Forestry, que foi articulado para conseguir atender a esse tipo de demanda. A principal matéria-prima é a borracha e sua maior característica é a alta resistência contra rupturas e furos.

Comentários estão fechados.