Por que seu Score no Cadastro Positivo está diminuindo mesmo com as contas em dia?

0

Criado pelos birôs de crédito, o Cadastro Positivo é uma ferramenta para avaliar o comportamento de compra e pagamento dos consumidores, contribuindo para uma obtenção de crédito.

Desse modo, o consumidor é analisado e recebe uma nota, que pode ser alterada com base nos dados de consumo. Entretanto, alguns usuários do Cadastro Positivo estão vendo seu score ser reduzido sem ter algum motivo para isso. Vamos explicar, agora para você, por que seu score está diminuindo, mesmo com suas contas em dia.

Cadastro Positivo: Como funciona o Score?

De acordo com as entidades que foram responsáveis pela criação do Cadastro Positivo, o score é um cálculo matemático que mostra a chance de um determinado grupo de cidadãos que tem perfil semelhante, pagar ou não suas contas em dia durante os próximos doze meses.

O Cálculo do Score

Serão usadas informações cadastrais, comportamentais, positivas e negativações que aquele consumidor tem na Serasa, para chegar a um resultado.

Ou seja, são avaliadas as ações que o consumidor toma. O score tem um resultado dinâmico, porque considera as informações disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta.

Sendo assim, seu score pode estar diminuindo mesmo sem nenhuma dívida.

O que leva o score diminuir mesmo com as contas pagas?

Usando como base de dados disponíveis, seu score pode estar tendo uma diminuição por falta de informações. Segundo a Serasa, o score é a sua credibilidade e leva em conta os seus hábitos de pagamento.

Levando em conta que você não paga nada, não tem como acontecer uma avaliação. Com isso, seu score pode estar diminuindo mesmo sem existir dívidas no seu nome.

Posso aumentar meu score no Cadastro Positivo?

Bom, primeiro você terá que mudar seu comportamento para que o mercado veja você de outra forma e, então, lhe conceda um crédito. Entretanto, as ações não terão um efeito imediato sobre seu score, podendo levar algum tempo para o seu score deixar de diminuir.

Dica para não ter seu score baixo:

  • Mantenha as suas informações sempre atualizadas no Cadastro Positivo;
  • Faça o pagamento das suas contas em dia;
  • Negocie suas dívidas junto às empresas;
  • Faça um uso consciente do seu crédito;
  • Seja constante em relação às suas contas;
  • Cadastro Positivo é regulado por lei

A Lei Complementar número 166/19, todos participam automaticamente do Cadastro Positivo, podendo solicitar sua exclusão a qualquer momento. Antes, era necessário que consumidores e empresas autorizassem a abertura do Cadastro Positivo.