Por que um bom contador é tão importante para uma empresa?

icms

Assim como os gestores selecionam bem seus colaboradores, público-alvo e os fornecedores da empresa, eles também precisam escolher um bom contador para o negócio. Entretanto, essa escolha deve ser feita com cuidado e após análises, que são fundamentais para o sucesso da gestão.

Quer saber por que a escolha de um contador é tão importante para sua empresa? Então continue lendo e confira agora mesmo!

Orientação especializada

Um bom contador, além de exercer as atividades referentes a sua profissão, acaba fazendo também o papel de consultor para os empreendedores. Nesse sentido, eles aliam seus conhecimentos referentes à legislação e ao negócio de seus clientes e buscam encontrar e orientar os empreendedores com relação às melhores decisões a serem tomadas, como a escolha do regime tributário mais adequada, por exemplo.

Portanto, um bom contador pode ajudar a empresa a obter resultados ainda melhores do que o planejado. É aí que entra o papel do contador consultor, que não se preocupa mais em fazer apenas os cálculos e a gestão tributária do seu cliente, mas também em garantir os melhores resultados financeiros. 

Suporte no planejamento

Pelo menos uma vez por ano o empreendedor deve realizar um planejamento e projeções para definir as metas e o futuro da empresa. Um contador proativo pode auxiliar diretamente na elaboração do plano – principalmente no que diz respeito ao planejamento fiscal – e quais opções são as melhores para que o empreendedor consiga reduzir seus custos.

Além disso, ele é o profissional que ajuda diretamente na decisão de mudar a empresa de lugar ou de abrir um centro de distribuição em determinada região, por exemplo, visando os melhores resultados em termos de custos, pagamento de impostos, substituição tributária, entre outras.

Conhecimento sobre a legislação

O contador conhece, como ninguém, como funciona a legislação em todos os aspectos que possam afetar a empresa. Dessa forma, ele conhece os riscos e as vantagens que podem ser obtidas em determinada situação. Além disso, essa mesma legislação passa por constantes mudanças e, um bom profissional, certamente procura se manter bem atualizado a respeito de todas elas.

Antenado com as novidades

A contabilidade é uma área que assim como muitas, vive em constantes mudanças. Seja na legislação, nas obrigações governamentais, como os tributos, nas novas tecnologias e tendências de mercado, o contador precisa sempre estar atualizado com o que está acontecendo no mundo.

Esse perfil mais proativo em relação as mudanças, garante que a sua empresa tenha no contador o braço direito para o crescimento do negócio. Ele vai saber orientar da melhor forma possível o que fazer e o que não fazer em cada momento.

Portanto, ao escolher um contador, tenha a garantia de boas referências. Pesquise mais sobre o profissional e veja antes de tudo o valor que ele pode agregar a sua empresa, indo muito além da gestão de tributos. Não tenha dúvidas de que você vai precisar de um profissional assim ao seu lado.

Visão multidisciplinar

Um bom contador não se limita a auxiliar o empreendedor em questões fiscais e contábeis. Ele possui visão de outras áreas, de forma que a empresa possa se beneficiar com ações que visam potencializar os resultados, por exemplo:

  • Auxilia na precificação de produtos, comparando os preços e as taxas praticadas pelos fornecedores, avaliando as despesas, as taxas de juros e projetando o lucro ideal;
  • Analisa o estoque, avaliando os casos de falta ou excessos, de forma a aprimorar a aplicação do capital de giro e a composição dos estoques – reduzindo desperdícios e perdas;
  • Auxilia na obtenção e análise das vantagens e desvantagens das linhas de crédito disponíveis no mercado.

O contador pode ser o melhor amigo da sua empresa

Como podemos ver, a decisão de escolher um bom contador influencia não somente no que diz respeito ao cumprimento das obrigatoriedades de um negócio. Um bom profissional pode influenciar para que as melhores decisões sejam tomadas, permitindo uma estrutura mais enxuta – em termos de custos – e guiando o empreendedor para melhores resultados.

O que achou do nosso artigo de hoje? Ficou clara a importância de um bom contador para o sucesso do negócio? Aproveite e saiba também os tipos de planejamento orçamentário e como eles influenciam no fluxo de caixa da sua empresa. Este é um trabalho que o contador consultor também pode te auxiliar. 

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Fortes Tecnologia