Por que você e sua equipe não podem parar de estudar contabilidade

410
Tempo de Leitura: 3 minutos

A inovação no mercado da contabilidade nunca para, e é por isso que todo profissional da área contábil deve seguir estudando o máximo que puder sobre o assunto para atualizar conhecimentos continuamente, mesmo depois de formado.

Mas por que a atualização constante é tão necessária?
Como você sabe bem, a legislação contábil está sempre passando por mudanças. Acompanhar o que há de novo em suas normas e exigências é obrigação de qualquer escritório de contabilidade. Além disso, é preciso estar preparado para lidar com os fatores externos; saber o que há de novo no segmento, as novas necessidades dos clientes e, principalmente, encontrar maneiras de antecipar-se aos seus concorrentes.

A qualificação profissional é primordial para que os colaboradores de seu escritório saiam da zona de conforto e destaquem-se no ramo da contabilidade. Ao colocar esses conhecimentos em prática a fim de prestar um serviço diferenciado e com maior qualidade, os clientes reconhecerão que sua equipe está um passo (ou vários passos) à frente.

Quer saber como atualizar conhecimentos para se destacar no mercado da contabilidade? Temos 5 dicas infalíveis para você!

  1. Capacitação contínua
    Invista sempre em cursos e seminários do setor. Uma excelente referência é o Programa de Educação Profissional Continuada, do Conselho Federal da Contabilidade, que tem como premissa atualizar e ampliar os conhecimentos e as competências dos profissionais da área. Recentemente, o CFC credenciou mais de 250 novos cursos para o programa. E ainda tem muitas outras referências no mercado que valorizam e incentivam a capacitação contínua, como o Conselho Regional de Contabilidade, Cefis, Sebrae, SENAI e Unisul.

Nessas entidades você encontrará módulos que vão desde temas mais básicos, como PIS e COFINSSped FiscalImposto de Renda da Pessoa Física e Excel para Contadores, até assuntos mais avançados, como Gestão de Empresas e Gestão e Desenvolvimento de Negócios Internacionais.

  1. Conhecimentos sobre Recursos Humanos
    Entender e saber aplicar as leis trabalhistas é uma necessidade para manter em seus clientes a segurança de estarem livres de imbróglios com suas obrigações em relação a impostos ou contratação e demissão de colaboradores, por exemplo. Se o seu escritório não tiver todas as informações técnicas necessárias, seus clientes podem sofrer multas e outras penalidades mais graves. Para isso, conte com as instituições citadas no primeiro tópico para aprofundar-se nesses campos.

Uma excelente opção para estar por dentro de tudo isso é o curso de Contabilidade Pública da Unisul. Tem ainda o curso de Gestão de Pessoas, que prepara o profissional para lidar melhor com as crises do mercado e desenvolve a habilidade de administrar com sucesso os talentos da empresa.

Anúncios
  1. Desenvolva o atendimento ao cliente
    Lidar com os clientes é uma das principais tarefas diárias de um escritório contábil. Muitas vezes, essa é uma atividade que os profissionais já tiram de letra. Mas em qualquer empresa é comum aparecerem clientes que são mais difíceis de lidar. Saiba que existem cursos que ajudam a treinar as suas habilidades também nessa área. Invista em capacitações que desenvolvam competências específicas no atendimento ao cliente, como cursos de negociação, planejamento e satisfação do cliente.
  1. Aprenda inglês
    Em inúmeras profissões, o inglês é uma língua que ajuda a abrir muitas portas. Mesmo que seu escritório atenda apenas empresas em seu estado ou no país, a língua inglesa aumenta suas oportunidades de capacitação. A quantidade de cursos que são referências em países estrangeiros é enorme. Por isso, saber falar inglês é mais um ponto a favor para manter-se atualizado e conhecer as tendências contábeis internacionais.

Conheça o curso de inglês específico para contadores do Instituto Mindset.

  1. Tecnologia como uma grande aliada
    A tecnologia é o caminho que ajudará você e sua equipe em dois âmbitos. Primeiro, porque muitos cursos hoje estão disponíveis na modalidade à distância, com aulas e conteúdos oferecidos exclusivamente on-line.

Não podemos nos esquecer de que a tecnologia também é sua aliada para melhorar a produtividade do escritório. Contar com a ajuda da integração contábil vai melhorar muito o dia a dia na empresa, atribuindo mais agilidade ao eliminar boa parte das rotinas contábeis que antes precisavam ser feitas à mão. Assim, você e sua equipe terão mais tempo para dedicarem-se aos estudos.

A alta competitividade do atual mercado e a incessante inovação na contabilidade exigem contadores mais capacitados e que conhecem tudo sobre as normas e obrigações legais. A ótima notícia é que, como você viu nesse post, não faltam opções para quem quer estudar e buscar informações para manter sua empresa em evidência no mercado da contabilidade.

Já que o assunto é se informar, aproveite para ler também o conteúdo que preparamos para você sobre a evolução que faz parte do mercado da contabilidade.

Conteúdo original via Ottimizza