Portal Meu Município premia cidades de todo o Brasil que adotaram boas práticas de gestão e arrecadação

Prêmio Otimiza reconhece os melhores projetos e promove o debate "Novos caminhos e soluções para os municípios brasileiros"

O uso do dinheiro público sempre esteve entre as principais preocupações dos cidadãos brasileiros. Afinal, verbas usadas de maneira assertiva ajudam o município a crescer e a ser mais eficiente, proporcionando maior qualidade de vida à população.

microfone

Para reconhecer as cidades que se destacaram em gestão e arrecadação, no dia 31 de julho, das 8h30 às 12h30, o Portal Meu Município, em parceria com o Insper, apresenta o Prêmio Otimiza. A intenção é homenagear os projetos que tenham gerado os maiores impactos nas receitas, nos processos, nas pessoas, nos contribuintes e/ou na cultura organizacional e que foram baseados em sugestões do Otimiza, ferramenta online e gratuita do Meu Município.

A ferramenta identifica oportunidades de aumento de arrecadação ou redução dos gastos, elabora um diagnóstico da gestão dos principais tributos e áreas de despesa e constrói planos de ação customizados com boas práticas adequadas a cada cidade. Os prefeitos, secretários e gestores foram apresentados à ferramenta em diversos eventos de organizações parceiras no ano passado e em reuniões individuais realizadas em alguns municípios, o que imprimiu à equipe do Portal uma extensa agenda de viagens por 9 estados.

Após uma avaliação criteriosa das inscrições recebidas, os 10 melhores projetos continuam na disputa. A análise ficou por conta de uma Comissão Julgadora composta por representantes do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, da Fundação João Pinheiro – FJP, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCE-ES, da Fundação Getúlio Vargas – FGV e o especialista em governança municipal Daniel Lança.

Os três municípios melhor avaliados são os premiados. O primeiro colocado ainda ganha uma viagem internacional para conhecer melhores práticas em gestão e inovação no exterior. O Prêmio também prestigiará a organização parceira que mais engajou municípios na utilização do Otimiza e do Meu Município e, assim, teve mais prefeituras inscritas, o SEBRAE Alagoas.

Durante o evento, acontecem ainda painéis de debate, com lideranças e especialistas de vários setores. No primeiro, representantes da esfera estadual e federal, dos poderes legislativo e executivo, comentam sobre o que tem sido feito para ajudar os municípios a superar a crise financeira que os atinge nos últimos anos. Para isso, são presenças confirmadas a Presidente da Fundação BRAVA e fundadora do BrazilLAB, Letícia Piccolotto Ferreira, o economista e ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e a ex-senadora e atual Secretária de Estado Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia. Em seguida, os municípios premiados se juntam ao terceiro setor num debate que discutirá o que as próprias prefeituras podem fazer para melhorar o cenário atual. São esperados no evento pesquisadores, professores e alunos, lideranças, prefeitos, gestores públicos e representantes de associações de municípios e SEBRAEs.

Serviço
Prêmio Otimiza – Premiação e Debate “Novos caminhos e soluções para os municípios brasileiros”
Data: 31/07
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/premiacao-e-debate-os-novos-caminhos-e-solucoes-para-os-desafios-dos-municipios-brasileiros__554688