Além de empreender ser o sonho de muitos brasileiros, durante a pandemia onde vários brasileiros perderam seus empregos, se tornar o MEI pode acabar sendo uma saída para quem está querendo começar um negócio próprio dentro da legalidade.

Entretanto, quem está iniciando agora nessa jornada tem muitas dúvidas sobre a abertura delas e uma das principais é sobre a possibilidade de abrir um CNPJ MEI com o nome sujo, se você também quer saber mais sobre isso. Acompanhe!

Posso abrir MEI com nome sujo? Vale a pena?

Para muitos pode até soar um pouco estranho, mas é possível sim iniciar um negócio e abrir um CNPJ MEI mesmo com o nome sujo.

A definição do “nome sujo”, termo popular utilizado para descrever quem possui restrição de crédito, não limita o cidadão na abertura de um MEI, entretanto existem alguns motivos que podem impedir que você abra seu sonhado CNPJ, confira os principais:

  • Pendências com o CPF: confira se os dados do seu CPF estão atualizados. Podem existir pendências com algum dado faltante, ou com a informação sobre o nome da mãe no cadastro do CPF. Você pode regularizar a sua situação cadastral no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios;
  • Título de eleitor: se você fez alguma alteração no seu título de eleitor, confira se os dados estão atualizados no sistema. O título pode não estar atrelado ao seu CPF, e nesse caso será necessário procurar os órgãos responsáveis (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) para a regularização do referido número no CPF;
  • Estrangeiros não possuem Título de Eleitor, e nesse caso a única forma de abrir MEI é ter feito a declaração de Imposto de Renda, além de visto permanente e CPF;
  • Idade Mínima: para abrir um MEI é preciso ter 18 anos, ou no mínimo 16 anos com emancipação;
  • Sociedades em outras empresas: Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.

Dependendo da situação, podem ocorrer falhas de sistema ou instabilidade de algum órgão. Nesse caso é preciso esperar depois da negativa e tentar novamente depois.

MEI

Então, é mesmo possível ser MEI com o nome sujo?

Sim! Mesmo com pendências no SPC/SERASA, pode-se abrir uma empresa MEI normalmente.

Essa é, aliás, uma ótima alternativa para quem deseja estabilizar e colocar a vida financeira nos trilhos. Foi o que aconteceu com Pedro Moreira, que, atualmente, não tem mais nenhuma dívida pendente e está com a agenda lotada de alunos particulares. Além disso, sendo MEI, ele pode participar de licitações e prestar serviços que exijam a emissão de nota fiscal.

Como faço para sair do vermelho?

Só abrir uma MEI não vai resolver o seu problema. É preciso agir para que as coisas mudem! Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a começar a organizar sua vida financeira: 

  1. Consulte os órgãos de proteção ao crédito 
  2. Organize os gastos mensais
  3. Faça contato com os credores e renegocie 
  4. Programe-se para não se endividar de novo 

DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!