Posso me aposentar após 15 anos de contribuição?

Mudanças no tempo de contribuição e idade mínima dos segurados com a reforma da Previdência.

Muitas dúvidas ainda rondam os segurados sobre a Reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, e a mais recorrente delas se trata do tempo de contribuição.

É possível com 15 anos de contribuição?

Antes da reforma, homens que possuíam 65 anos de idade, e mulheres com 60 anos, que já tinham realizado pelo menos 15 anos de depósitos a previdência, já poderiam se aposentar.

Contudo, os segurados do sexo masculino que completaram 15 anos após a data da reforma terão de contribuir por pelo menos mais cinco anos.

Se o pedido foi realizado antes da transição, o período mínimo de contribuição será de 15 anos, após a reforma, será de 20 anos.

Continuam sendo 15 anos para mulheres, com mudanças apenas na idade mínima.

Regras para se aposentar por idade após a Reforma da previdência:

  • No caso das mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição;
  • No caso dos homens: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição, em caso de filiação antes da reforma, ou 20 anos de contribuição, em caso de filiação depois da reforma.

Regra de transição

Existe uma regra de transição que mantém o tempo mínimo de contribuição, para quem estava perto de se aposentar no início da reforma.

Contudo, ela aumenta gradativamente a idade das mulheres em seis meses por ano, com objetivo de alcançar 62 anos em 2023.

Não existe alteração para o homem, permanecendo a necessidade dos 65 anos de idade e 15 de contribuição.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.