Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 11 dias

0

As empresas brasileiras que já estão em atividade e desejam solicitar a opção pelo Simples Nacional tem até o dia 29 de janeiro para realizar a opção. A opção então caso seja aceita, retroagirá a 01 de janeiro de 2021.

Solicitação do Simples Nacional

O prazo para solicitação da opção pelo Simples Nacional só pode ser realizada no mês de janeiro, e é realizada exclusivamente por meio do Portal do Simples Nacional.

O processo por meio do portal pode ser realizado da seguinte forma:

  1. Acesse o site do Portal do Simples Nacional
  2. Vá para o menu Simples – Serviços
  3. Clique em Opção
  4. Clique em Solicitação de opção pelo Simples Nacional

Vale lembrar que a opção é irretratável por todo o ano-calendário de 2021.

Observação: Empresa ME/EPP ao qual já é optante pelo Simples Nacional não necessita de realizar uma nova opção todos os anos. Uma vez optante a empresa sempre será enquadrada no regime, a não ser que venha a ser excluída do regime por irregularidades.

Fonte: Google
Fonte: Google

Novas empresas

No caso das empresas em início de atividade, o prazo para solicitação do Simples Nacional é de até 30 dias contados do último deferimento de inscrição, desde que não tenha decorrido da data de abertura constante do CNPJ.

  • Abertura constante do CNPJ: 180 dias para empresas abertas até 31/12/2020
  • 60 dias para empresas abertas a partir de 01/01/2021

Quando a opção é deferida, a mesma produz efeitos a partir da data de abertura do CNPJ, após este prazo, a opção pelo Simples Nacional será possível apenas no mês de janeiro de 2022.

Ainda é possível que o contribuinte acompanhe o andamento da opção, os processos parciais bem como o resultado final da solicitação poderá ser acompanhada no serviço “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Com informações Guia Tributário, adaptado por Jornal Contábil