Transmissão requer o uso de duas assinaturas digitais

As empresas e órgãos públicos têm até o dia 31 de maio para entregar a Escrituração Contábil Digital (ECD). O documento integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Para que a declaração seja transmitida, o contribuinte deve utilizar duas assinaturas digitais: o Certificado e-PJ ou e-CNPJ da empresa e o Certificado e-PF ou e-CPF do contador, independentemente do modelo selecionado, conforme explica o diretor comercial da Certisign, Leonardo Gonçalves.

“O sistema utilizado pela Receita aceita todos os tipos de Certificado em funcionamento, desde os armazenados em cartão até aqueles em nuvem. É preciso, apenas, se atentar à data de validade. Dispositivos expirados não podem ser utilizados para o envio de declarações”, alerta.

Além de viabilizar o relacionamento com Receita Federal, o Certificado pode ser utilizado de diferentes modos. Com ele, por exemplo, é possível assinar documentos digitalmente e emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), tudo com autenticidade e validade jurídica.

Gonçalves relembra que, para que seja feita a entrega da ECD, o Certificado Digital precisa estar válido. “Por isso, é importante que a declaração seja feita com antecedência. Assim, caso o Certificado esteja vencido, os envolvidos nas assinaturas terão tempo hábil de revalidá-lo – que é, particularmente, um processo rápido – e cumprir com esta entrega sem sufoco”, finaliza o executivo.

Quem precisa declarar a ECD

A ECD deve ser enviada por todas as pessoas jurídicas tributadas por lucro presumido, com exceção daquelas que mantiveram o Livro-Caixa para o ano-calendário.

A isenção não se aplica às empresas que mantêm seu livro-caixa, mas distribuem parcelas de lucros ou dividendos sem incidência de Imposto de Renda Retido na Fonte, cujo valor supere o tributo calculado sobre esses recursos.

As empresas que não enviarem a declaração dentro do prazo ou entregarem o documento com erros ou omissões de recursos estão sujeitas ao pagamento de multa mínima de R$ 50, variando de acordo com a infração cometida.

A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos.


Dica especial para contadores iniciantes ou com pouca experiência

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!