Prazo para entrega da ECF termina em julho

Empresas de todo o país devem entregar a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) até o último dia útil de julho de 2018, com informações relativas ao ano de 2017.

A ECF que entrou em vigor com base na Lei no 12.973/2014, que na prática reúne evidências que comprovam toda a base para cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e substitui a extinta DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) unificando a linguagem, bem como o banco de dados que reúne informações contábeis, fiscais e societárias. O objetivo da Legislação foi se adaptar aos padrões internacionais de contabilidade.

Como esta é uma das obrigações acessórias do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que visa aprofundar o cruzamento de dados pela Receita Federal, os contribuintes ficam expostos a processos de fiscalização eletrônica mais precisos, uma vez que as informações contábeis e fiscais estão integradas. Uma falha mínima na elaboração das declarações pode levar a duras penalidades.

Com isso, há uma unificação na linguagem, bem como no banco de dados que reúne informações contábeis, fiscais e societárias. O objetivo da Legislação foi se adaptar aos padrões internacionais de contabilidade.

O que muda na ECF?

Este ano, a principal novidade da nova versão da ECF é a inclusão do Bloco V Derex (Declaração sobre a Utilização dos Recursos em Moeda Estrangeira Decorrentes do Recebimento de Exportações), referente à utilização dos recursos em moeda estrangeira decorrentes do recebimento de exportações.

Cuidados no preenchimento

O recomendado é que as empresas passem a detalhar as informações exigidas pela ECF, levantando as fontes necessárias e ajustando os processos de trabalho. Se as informações estiverem muito vagas ou incorretas, há o risco de a empresa ser penalizada. Atenção redobrada no cálculo e no controle dos elementos do Lalur. Todos os blocos de preenchimento são caracterizados por letras, de acordo com cada obrigação.

Portanto, é preciso ficar atento em cada detalhe e novidade que surge. Os cursos da IOB Educação, facilitam bastante essa etapa de preparação e desenvolvimento, por meio de soluções práticas apresentadas pelos melhores instrutores do mercado, principalmente para assegurar a efetividade das informações na hora da entrega. Confira todos os detalhes em: http://bit.ly/ecfiob

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.