Prazo para tirar CNH em 2020 é prorrogado

0

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) optou por prorrogar o prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2020 por decorrência da pandemia do novo coronavírus. Já no inicio de março o Denatran havia estendido temporariamente o limite para as realizações dos processos de emissão da CNH de 12 para 18 meses.

Agora, de acordo com Frederico de Moura Carneiro, diretor do Denatran, será necessário ampliar o prazo porque a pandemia vem se estendendo mais do que era o esperado.

O processo para tirar a CNH em diversos estados brasileiros estão atrasados pela suspensão das aulas teóricas e práticas. Assim, os candidatos que abriram processo antes do inicio da pandemia foram os principais afetados com a paralisação.

Ainda segundo Frederico de Moura, os detalhes sobre o adiamentos dos processos de CNH serão publicados em breve no Diário Oficial da União.

CNH

Processo para tirar a CNH

O processo para quem deseja tirar a CNH tem como primeiro passos se dirigir a uma auto-escola. Nesse primeiro momento será verificado a aptidão física e saúde mental do candidato. Nessa etapa haverá uma avaliação psicológica e exames de vista, força muscular, coração e pulmão.

Com o candidato apto no primeiro passo, o próximo é a realização do curso teórico que possui uma carga horária de 45 horas/aula, onde serão debatidos todos os pontos que envolvem a direção, como direção defensiva, legislação de trânsito, mecânica básica, dentre outros. Com o fim da carga horária o aluno será submetido a uma prova teórica.

Onde se aprovado o candidato se encaminha para o terceiro passo que são as aulas práticas de direção com uma carga horaria de 20 horas/aulas onde por fim será submetido ao exame prático.