Precisa de atendimento no INSS? Veja como solicitar sem sair de casa

0

Os serviços oferecidos presencialmente pelas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão voltando aos poucos à normalidade, no entanto, é necessário observar os protocolos sanitários que tem como objetivo o enfrentamento à covid-19.

Desta forma, quem precisa solicitar serviços ou benefícios deve estar atento às regras de atendimento para que não seja causada aglomeração nas unidades.

Diante disso, vale lembrar que tanto o site quanto o aplicativo Meu INSS estão à disposição para auxiliar o segurado neste momento. 

De acordo com o INSS, por meio destas opções é possível fazer o agendamento para atendimento e a realização de perícias, sem precisar ir até uma agência.

Sendo assim, o segurado consegue escolher em qual unidade será atendido, o horário, além de escolher dentre mais de 90 serviços disponibilizados virtualmente.

Além disso, o INSS informou que o atendimento está seguindo a ordem de prioridade, sendo assim, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para ajudar o interessado à resolver sua demanda. 

Atenção Especial 

Aqueles que aguardam a realização de perícia médica, considerado o principal acesso à benefícios como auxilio-acidente, auxilio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou aposentadoria por invalidez, devem solicitar o agendamento que continua sendo realizado.

Para os segurados que não foram atendidos devido à paralisação das atividades ou pela falta de profissionais especializados, o INSS está realizando o agendamento automático.

Sendo assim, o contato será feito via telefone.

Neste caso, a orientação do INSS é de que seja mantida a atualização dos dados, principalmente de contato.

Essa atualização também pode ser feita pela Central de Atendimento por meio do número 135. 

Caso o segurado tenha passado pela perícia médica, porém teve seu benefício negado, é preciso esperar 30 dias para entrar com recursos solicitando uma nova análise do seu caso.

Aqueles que pediram a antecipação, mas que também foi negada, precisará aguardar até 60 dias para novo agendamento de perícia. 

O que levar na perícia?

Durante o exame pericial devem ser apresentados documentos e exames médicos atualizados que comprovem a incapacidade  do trabalhador para o serviço diário, dentre eles estão:

1 Documentos pessoais (RG, CPF e carteira de trabalho);

2 Atestado médico devidamente preenchido relativo à doença incapacitante;

3 Exames laboratoriais e clínicos relativos à doença incapacitante;

4 Atestado de saúde ocupacional emitido pelo médico do trabalho;

5 Carta da empresa empregadora que confirme o último dia trabalhado

6 Receituários;

7 Comprovante de tratamento.

meu inss

Atendimento Virtual 

São mais de 90 serviços disponíveis via internet.

O segurado pode verificar sua demanda por meio do portal Meu INSS, sendo assim, não precisará sair de casa para fazer a solicitação.

Veja alguns serviços que podem ser solicitados ou acompanhados diretamente pelo Meu INSS:

1 Pedir Aposentadoria: é possível pedir aposentadoria em todas suas modalidades, sendo ainda urbana ou rural.  

2 Simular Aposentadoria: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. 

3 Extrato de Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

4 Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. 

5 Extrato de Pagamento: esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, dentre outros. 

6 Extrato de Contribuição CNIS: consta toda situação contributiva do trabalhador, seja empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o aposentado. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar. 

7 Extrato de Empréstimo: é possível conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

8 Resultado de Benefício por Incapacidade: informa se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que pediram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade.

9 Agendar Perícia: serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício. E, devido estado de calamidade pública pela qual o país está passando, é possível também enviar atestado médico direto pelo Meu INSS.

10 Carta de Concessão: documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (ou seja, que ele de fato recebeu o benefício), a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial (quanto vai receber) e informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

11 Encontre uma Agência: localiza a agência do INSS mais próxima, por meio do CEP ou do município.

12 Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.

13 Atualização de Dados Cadastrais: é possível atualizar dados de contato (endereço, telefone e e-mail) tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS. É possível até incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.

Central de Atendimento  

O atendimento pelo telefone 135 pode ser solicitado de segunda-feira a sábado.

A ligação é gratuita de telefone fixo ou público.

Entre os serviços disponíveis estão:

  • Pedir aposentadoria; 
  • Pedir salário-maternidade;
  • Ter informações sobre os serviços da Previdência Social; 
  • Consultar perícia agendada; 
  • Verificar data de pagamento de benefício; 
  • Pedir informações sobre a situação do benefício; 
  • Atualizar endereço.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda