Preço do Bitcoin cai após EUA recuperar parte do resgate do Colonial Pipeline

0

O preço do bitcoin caiu na terça-feira, 08, um dia depois que as autoridades americanas anunciaram que conseguiram recuperar a maior parte do Bitcoin que foi pago como resgate aos hackers do Colonial Pipeline.

O Bitcoin foi negociado quase 12% mais barato na terça-feira. A criptografia estava sendo vendida por cerca de $31.800 por moeda ao meio-dia.

Outras criptomoedas como Ether, Binance Coin, Cardano e Dogecoin também tiveram quedas de dois dígitos. E as ações da empresa de troca de criptomoedas, Coinbase, caíram mais de 4% no pregão do meio-dia.

As perdas de terça-feira colocaram o Bitcoin cerca de 50% abaixo de seu pico no início deste ano.

Anthony Denier, CEO da plataforma de negociação Webull, disse que o anúncio do Departamento de Justiça de que eles foram capazes de recuperar o pagamento do resgate está prejudicando o preço do Bitcoin.

Ele observou que não está claro como o governo conseguiu a criptomoeda de volta, mas, de qualquer forma, “isso mostra que o bitcoin não é tão seguro quanto muitas pessoas acreditam”, disse Denier ao Post.

“Os criminosos têm usado o bitcoin por causa da suposta incapacidade dos governos de obtê-lo, mas se os EUA recuperaram o dinheiro, isso destrói essa afirmação”, disse ele.

“Isso pode ser um grande problema para quem está tentando tirar dinheiro de países com economias pobres. Se os governos puderem recuperá-lo, isso prejudica seu apelo.”

Não está claro se a queda no mercado foi impulsionada apenas pelo anúncio do Departamento de Justiça.

Brock Pierce, presidente da Bitcoin Foundation, disse que outros fatores como “preocupações regulatórias mais amplas e tributação global” também estão pressionando o preço do bitcoin.

“A recuperação do resgate pode, na verdade, ser vista de uma forma positiva, o que significa que o governo tem recurso para responsabilizar os malfeitores por suas ações”, acrescentou.

Mas o anúncio do Departamento de Justiça de que eles foram capazes de recuperar 85% do resgate de 75 bitcoins do Colonial Pipeline entregue ao DarkSide, a gangue cibernética com sede na Rússia por trás do hackeamento, também levanta questões sobre a rastreabilidade do Bitcoin e de outras criptomoedas.

Um dos principais atributos do Bitcoin elogiado por entusiastas é que ele é descentralizado e irrastreável, enquanto moedas fiduciárias como o dólar americano são reguladas por um banco central e as transações são rastreadas por agências governamentais.

Designed by @master1305 / freepik
Designed by @master1305 / freepik

Investigadores federais, liderados por uma força-tarefa especializada em ransomware criada pela administração Biden, disseram na segunda-feira que conseguiram acessar a senha de uma das carteiras bitcoin dos hackers e recuperar a criptomoeda.

Dan Roberts, editor-chefe da Decrypt, que cobre a tecnologia de blockchain e criptomoedas, disse que não há indicação de que o governo dos EUA foi capaz de “hackear” o bitcoin ou de alguma forma rastrear a criptografia.

Ele observou que uma fonte interna pode ter vazado a senha para funcionários.

“Você não pode realmente hackear o blockchain do Bitcoin. Quero dizer, essa é toda a proposta de valor e apelo do blockchain de bitcoin”, disse ele ao The Post, acrescentando que as manchetes estão, no entanto, pressionando o preço da criptografia.

Ele disse que há vários fatores que empurram o preço para baixo, como crescentes preocupações regulatórias, mesmo com o entusiasmo pelo mercado de criptografia continua forte, evidenciado pela recente conferência de bitcoin em Miami, que atraiu cerca de 50.000 participantes.

O comissário da Receita Federal, Charles Rettig, pediu na terça-feira ao Congresso, autoridade para regular criptomoedas, especialmente quando se trata de grandes transações, em uma audiência do painel financeiro do Senado.

E as autoridades chinesas no mês passado pediram sua própria repressão à mineração e ao comércio de criptografia.

Tweets recentes do CEO da Tesla, Elon Musk, aumentaram a falta de seriedade da moeda.

O preço do bitcoin caiu na semana passada depois que Musk postou um meme de um casal se separando e adicionou #Bitcoin e um emoji de coração partido. Duas horas depois, Musk postou um meme “Sinto sua falta”.

Os tweets de Musk geraram milhares de respostas raivosas, estressadas e enojadas, com muitos o acusando de “manipular” o preço da criptomoeda volátil.

Conteúdo traduzido da fonte New York Post por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil