Prepare seu Bolso: veja como fica IPVA, IPTU e demais gastos em 2022

O ano começa já com contas para o cidadão pagar

Prepare seu bolso, mês que vem começam a surgir os gastos de início de ano como IPTU, IPVA, compra de materiais escolares, matrícula escolar. Muitas pessoas já estão se organizando para ter problemas em 2022. Os mais cuidadosos já guardaram uma parte do 13° salário para esse tipo de gasto. Meu amigo, se você está com suas contas em dia, será mais fácil lidar com os gastos de início de ano.

Para você não ter nenhuma surpresa desagradável, é melhor se organizar e fazer os cálculos do seu orçamento, se preparando para os primeiros meses de 2022, e evitar ter apertos financeiros.

A pessoa pode organizar uma lista de tudo que precisa pagar logo no começo de 2022. As contas mais urgentes devem ser as primeiras a serem pagas. Em algumas situações você poderá usar o cartão de crédito.

Pagar contas que são sem juros pelo crédito pode ajudar você a ficar com mais dinheiro em mãos para quitar outras contas que tem juros nada agradáveis.

Material escolar

Você deverá observar o que realmente precisa comprar, isso porque muitas vezes coisas que sobraram de anos anteriores podem ser usadas ainda. O bom é comprar o principal do material escolar em dezembro. Sabemos que a partir de janeiro muitos desses materiais vão subir de preço.

Naturalmente  as matrículas terão reajuste em 2022, portanto, o bom caminho é sempre negociar com as escolas, principalmente se você tiver mais de um filho na mesma instituição de ensino.

IPVA

Lembrando que cada estado tem um calendário de pagamento sobre o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Alguns deles oferecem descontos para quem paga à vista. Também é possível parcelar o imposto. Verifique se seu veículo está na lista de isenção.

IPTU

O IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana é sempre pago pelos proprietários de imóveis ou então, pela pessoa que aluga o imóvel (desde que esteja especificado no contrato). Cada estado varia na forma de cobrança, também depende do tamanho do imóvel. Esteja sempre em contato através do site da prefeitura de sua cidade, para ter acesso ao carnê de pagamento. 

Comentários estão fechados.