Presidente do Senado Federal solicita novo REFIS

0

Em um comunicado na última sexta-feira, 12, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, solicitou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, uma reedição do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), popularmente conhecido por REFIS, no intuito de auxiliar as empresas e demais pessoas afetadas pela pandemia da Covid-19. 

Na oportunidade, Pacheco afirmou que tem elaborado um projeto desde o último ano, o qual dispõe sobre a reedição do REFIS da crise implementado em 2017, logo após a crise econômica que durou entre 2014 a 2016. 

O presidente do Senado ainda declarou que tem negociado com o Governo Federal uma possível aprovação do texto em questão. 

“A pandemia agravou a crise econômica de 2015 e comprometeu ainda mais a capacidade das empresas de pagarem suas dívidas”, disse. “É a sobrevivência de empresas não atendidas pelas outras medidas de combate à pandemia”, acrescentou.

De acordo com Rodrigo Pacheco, as negociações referentes à reformulação do REFIS podem auxiliar o Governo Federal na arrecadação de tributos devidos e de difícil recuperação. 

Enquanto isso, o setor econômico do Governo Federal tem apostado em negociações junto a áreas específicas perante uma modalidade denominada de Transação Tributária, a qual é regida por normas complexas e severas.

No decorrer da pandemia da Covid-19, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), assinou mais de 260 mil acordos, atingindo a marca de R$ 81 bilhões de débitos inscritos na dívida ativa negociados. 

Neste sentido, a Receita Federal também realizou a negociação de contenciosos de pequenos valores, totalizando R$ 37,5 milhões. 

Nesta semana foi lançada uma nova fase pela PGFN, no intuito de negociar tributos vencidos entre março a dezembro de 2020.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Com informações de G1, adaptadas para o Jornal Contábil.