Pretende abrir um negócio? Saiba o que é MEI, ME, PME e EPP

0

Na matéria de hoje vamos explicar o que é,  MEI, ME, PME e EPP, pois, não basta apenas querer abrir um negócio é primordial que você saiba o que é cada uma dessas categorias empresariais, isto te ajudará a ter uma visão ampla, para ter o conhecimento dos pontos positivos e negativos de cada uma delas oferecem.

Boa Leitura! 

Categoria EPP 

O EPP quer dizer “Empresa de Pequeno Porte” , essas empresas têm o faturamento anual de R $360 mil até R $4,8 milhões, com o número entre 20 e 29 colaboradores em indústria, ou de 10 a 49 colaboradores no comércio e serviços. 

O EPP pode ser subdividida em: 

  • Empresário Individual ( sem ter separação do patrimônio da pessoa física com a jurídica e sem sócios);
  • Eireli e Sociedade limitada (LTDA podendo ter sócios) 

Categoria empresarial PME

PME “Pequena e Média Empresa” podemos dizer que a pequena empresa é um  empreendimento  não chega a ser um grande negócio, tendo uma renda anual maior que R $306 mil e inferior ou igual a R $4,8 milhões, podendo ter até 49 colaboradores.

Já para a média empresa, ela tem o faturamento anual maior que R $4,8 milhões e menor ou igual a R $300 milhões, podendo ter até 499 funcionários.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Categoria ME

A Microempresa tem faturamento de até R $360 mil e pode ter até 19 funcionários para o setor industrial ou 9 no comércio ou serviços. 

Esta categoria pode ser subdividida em outras quatro, sendo: 

  1. Empresário, podendo atuar em qualquer categoria;
  2. Sociedade Empresária;
  3. Eireli;
  4. Sociedade Simples.

Categoria MEI

E por último o MEI “Microempreendedor Individual”, este trabalha por conta própria e tem um faturamento anual de até R $81 mil por ano. 

O cidadão que optar por esta categoria não poderá ter outro empreendimento ou ser sócio de outro negócio. 

Para ser MEI você pode ter no máximo um funcionário e é necessário que você exerça alguma das atividades que são permitidas pelo código de classificação nacional de atividades econômicas. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira