Previdência Privada: Vale a pena investir?

0

O que é previdência privada? Vale a pena investir? Já adiantamos que a resposta para esta pergunta é: depende da circunstância de cada poupador.

Hoje vamos esclarecer o que é previdência privada.

Continue conosco e tire suas dúvidas. 

Este tipo de investimento é muito vantajosa, mas essas vantagens podem ser pontos negativos pelo custo dos planos ou por uma escolha incorreta da seguradora, aconselhamos a fazer uma planejamento previdenciário para conhecer sobre o que é previdência privada e como funciona. 

O que é previdência privada? 

São dois tipos de investimentos: 

  • Previdência privada;
  • Previdência complementar. 

As duas opções é para complementar a aposentadoria oficial ou para atingir objetivos a longo prazo. 

A previdência privada é para os segurados que se comprometem no fim de determinado período de contribuição a dar ao investidor a opção de comprar uma renda por toda a vida. 

Como funciona a previdência privada? 

A previdência privada oferece vários tipos de planos que calculam quanto é preciso guardar por mês para acumular um valor que vai garantir ao segurado uma renda desejada por determinado número de anos na aposentadoria. 

O valor será calculado de acordo com as simulações usando estatísticas sobre a expectativa de vida dos brasileiros divulgadas pelo IBGE. 

Quais são os tipos de previdência privada? 

Como já mencionamos são dois tipos de previdência: 

  • Plano Gerador de benefício definido (PGBL): Ele permite abater as aplicações na declaração anual completa do Imposto de renda. 
  • Vida Gerador de Benefício livre (VGBL):  Este plano é indicado para as pessoas que não são assalariadas ou faz declaração simples do Imposto de Renda. 
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quais são os requisitos necessários para iniciar um plano de previdência privada? 

Não é necessário comprovar renda e nem ter idade mínima. 

Veja um exemplo: 

Uma criança de 5 anos pode ter uma previdência privada iniciada pelos pais, pois esse investimento é a longo prazo. 

Suporte para tirar dúvidas 

A Susep oferece atendimento ao público de segunda a sexta-feira, com exceção aos feriados, das 9h30 às 17h, pelo telefone 0800-21-8484.

Entidades que oferecem planos de previdência privada

No site da Susep é possível encontrar todas as entidades credenciadas a realizar planos de previdência privada, nesta mesma página é possível simular quanto será o benefício recebido de acordo com entidade e plano de previdência escolhidos. 

Informações estão separadas em VGBL e PGBL. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira