19°C 29°C
Uberlândia, MG

Previdência Social: Conheça todos os tipos de aposentadoria e benefícios existentes

Previdência Social: Conheça todos os tipos de aposentadoria e benefícios existentes

11/04/2019 às 13h37 Atualizada em 11/04/2019 às 16h37
Por: Ricardo
Compartilhe:

A Previdência Social é um tema muito frequente nos jornais e nos programas de televisão. Apesar disso, nem todo mundo sabe qual é relação ou a diferença entre INSS, previdência e aposentadoria. E este texto é justamente sobre isso. Leia o conteúdo até o fim para saber o que é, como funciona e quais são os tipos de aposentadoria existentes.

Continua após a publicidade

O que é previdência social

No Brasil, a previdência é um direito social. Isso significa que ele é garantido pela Constituição Federal e faz parte dos Direitos e Garantias Fundamentais de todos os cidadãos e cidadãs brasileiros.

Na prática, ela nada mais é do que a popular aposentadoria. Ou seja, é um seguro concedido ao trabalhador ou trabalhadora que pagou contribuições mensais durante um determinado tempo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em sua vida profissional, você contribui mensalmente com o INSS. E recebe um valor mensal proporcional quando se aposentar.

O tempo de contribuição para receber os benefícios muda de acordo com o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga os benefícios aos aposentados que contribuíram. Vale lembrar que a previdência social também pode ser acionada em outros casos, como gravidez, desemprego, doença, invalidez ou morte.

Continua após a publicidade

No geral seria como se você fosse guardando seu dinheiro em uma Poupança. No entanto, você só pode acessar essa quantia depois de parar de trabalhar e tiver uma certa idade, ou então em situações específicas, como a aposentadoria por invalidez.

Lembrando que, assim como na Previdência, deixar o dinheiro parado na Poupança não é uma boa opção. Afim de cuidar melhor do capital, muitas pessoas preferem os investimentos que possuem melhores rentabilidade.

Como funciona a previdência social?

Agora que você já sabe o que é, chegou a hora de entender o funcionamento desse seguro.

Toda a renda que é transferida dos contribuintes para a previdência é usada para substituir a renda de quem contribuiu. Dessa forma, se você contribuiu e perdeu a capacidade de trabalhar por algum motivo, você tem direito à remuneração.

Continua após a publicidade

Os valores mensais a serem pagos dependem do regime no qual você se enquadra. Veja, a seguir, os dois principais regimes.

Regime Geral Previdência Social (RGPS)

É a categoria mais comum, porque reúne boa parte dos tipos de trabalho. Suas políticas são elaboradas pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e executadas pelo INSS. Ele tem caráter contributivo, isto é, você paga para receber ao se aposentar ou quando for necessário. Fazem parte deste regime:

  • Empregadores
  • Empregados assalariados
  • Trabalhadores domésticos
  • Autônomos
  • Contribuintes individuais
  • Trabalhadores rurais

Regime Próprio Servidores Públicos (RPPS)

Como adianta o próprio nome, esta modalidade é voltada aos servidores públicos. Eles devem contribuir de acordo com tetos e subtetos definidos pela Emenda Constitucional nº 41, de 2003.

No entanto, há exceções neste grupo, que devem se filiar ao Regime Geral que mostramos logo ali em cima. Por exemplo:

  • Empregados das empresas públicas
  • Agentes políticos
  • Servidores temporários
  • Detentores de cargos de confiança

Tipos de aposentadoria

Confira, logo abaixo, quais são as diferentes formas de se aposentar no Brasil.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é uma das maneiras mais comuns de se aposentar. Serão analisados o tempo de contribuição e a sua idade para calcular o valor exato que você vai receber como benefício INSS.

Aposentadoria especial por tempo de contribuição

Se aposenta dessa forma quem trabalhou em contato contínuo com agentes perigosos para a saúde, como calor e barulho, por exemplo. É possível aposentar-se após cumprir 25, 20 ou 15 anos de contribuição, dependendo da situação.

Aposentadoria por idade

Nessa modalidade, você pode pedir o cálculo de aposentadoria após comprovar 180 meses de trabalho. Também é necessário ter 65 anos, se você for homem, ou 60, se for mulher.

Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência

Para conseguir este benefício, a pessoa com deficiência deve provar que trabalhou por 180 meses. A idade mínima é 60 anos para os homens e 55 para as mulheres.

Aposentadoria por invalidez

Essa aposentadoria é válida para o trabalhador ou trabalhadora permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade profissional. Para consegui-la, é preciso passar pela avaliação médica do INSS.

Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência

Esta categoria é devida aos cidadãos e cidadãs com deficiência que já colaboraram por 180 meses e atingiram alguns dos outros requisitos. Você pode saber quais são eles no site oficial da previdência social.

Aposentadoria por tempo de contribuição do professor

É a modalidade válida para quem lecionou na Educação Básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio). Os professores precisam comprovar 30 anos de tempo trabalhado e as professoras, 25.

Benefícios da previdência social

Além das aposentadorias citadas, a previdência social também oferece outros benefícios. Veja só:

Auxílio-doença

É um apoio para quem está temporariamente 
incapaz de trabalhar por motivos de saúde.

Pensão por morte

É um benefício pago aos dependentes de 
um segurado que faleceu.

Salário-maternidade

É pago aos segurados nos casos de nascimento 
de filho ou de adoção de criança.

Auxílio-acidente

É uma indenização paga a quem se acidentar e 
tiver sua capacidade de trabalho reduzida 
permanentemente.

Auxílio-reclusão

Pago aos dependentes de um segurado preso 
em regime fechado ou semiaberto.

Salário-família

Valor pago às pessoas de baixa renda de acordo 
com o número de filhos na família.

Além desses que acabamos de citar, existem os benefícios assistenciais e de legislação específica. Como o Benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC/LOAS), Benefício assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso, Pecúlio e outros.

Cálculo da aposentadoria online

É possível simular e calcular o tempo de aposentadoria pelo site do INSS. Nele você encontra 3 tipos diferentes de simulação:

Automática - Chamada de "calculadora do INSS", permite fazer uma busca automática em todo o sistema do INSS para calcular o tempo que falta para a aposentadoria.

Manual - Este tipo dá mais trabalho, pois exige que se tenha em mãos todas as informações de salários e cargos que você já ocupou.

De valores - Nesse caso, é possível calcular o valor da renda mensal a ser recebida de acordo com o tempo de contribuição, idade e outros critérios.

Saiba como solicitar a aposentadoria

Para solicitar sua aposentadoria, antes de tudo, você deve se inscrever na previdência. Depois, você deverá separar os documentos necessários. Lembre-se de que eles variam de acordo com o tipo de aposentadoria. No geral, são estes:

  • Documento de identificação válido e oficial com foto.
  • Número do CPF.
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS.

Feito isso, é preciso fazer um agendamento online e, então, se dirigir à agência do INSS mais próxima de você.

Veja como consultar o pedido da aposentadoria

Após a solicitação da aposentadoria, é possível realizar o acompanhamento do pedido através do site do INSS. Para entender como é possível realizar esta consulta, confira o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/
  • Clique no botão "Acompanhar pedido".
  • Você será redirecionado para a página: https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml
  • Preencha os campos abaixos com os dados: Número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e o CPF. Logo após, clicar no botão "Visualizar".

Será exibido um relatório com os dados e o status da solicitação. Caso o pedido tenha sido aprovado, o INSS tem até 45 dias para realizar o pagamento.

Vale a pena a previdência social?

Boa parte das pessoas já contribuem automaticamente para o INSS, porque trabalham em regime CLT. Apesar disso, muita gente faz essa contribuição de maneira individual. Mas será que realmente vale a pena essa dedicação ao INSS?

Entretanto, o rendimento da Previdência é bem baixo: é interessante começar a buscar opções para somar a essa renda no futuro.

O mercado financeiro oferece diversas opções de melhores investimentos, que podem ser mais rentáveis que a aposentadoria tradicional: Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, ações na Bolsa de Valores, etc. O mais importante é conhecer as opções e escolher aquelas que se adequam às suas necessidades em busca de um futuro tranquilo.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Toro Investimentos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

20° Sensação
2.71km/h Vento
87% Umidade
37% (0mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Dom 28° 20°
Seg 28° 18°
Ter 29° 20°
Qua 29° 20°
Qui 29° 18°
Atualizado às 04h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,00%
Euro
R$ 5,55 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,55%
Bitcoin
R$ 349,699,10 -1,52%
Ibovespa
125,124,30 pts 0.75%