Home Chamadas Previsibilidade Financeira: entenda o valor para o seu negócio.

Previsibilidade Financeira: entenda o valor para o seu negócio.

Imagino que quem está lendo esse artigo provavelmente é um empresário ou deseja tornar-se um. Se não for esse motivo, provavelmente está fazendo pesquisas antes de abrir seu negócio. 

É o sonho de muitas pessoas ser um empresário de sucesso, ter sua empresa, seus funcionários, seus produtos e seus investimentos. Mas, será que é tão fácil assim colocar em prática esse projeto?

Nesse artigo você irá ver: 

  • O que é Previsibilidade Financeira
  • Planejamento, sem ele você não chegará em lugar algum
  • Tenha uma planilha de controle
  • Estudar o que ganhou hoje para saber quanto ganhará amanhã

O que é previsibilidade financeira

Afinal de contas quem não gostaria de ser o dono do seu próprio negócio, ser o próprio chefe, fazer os próprios horários e além de tudo ganhar ainda mais.

Essas são algumas das vantagens em ser empresário. Mas, alguma vez você já analisou os desafios de ser um empresário? 

Você já fez uma listinha sobre os desafios enfrentados pelos empresários? Caso não, deixe-me te ajudar..

  • Trabalhar fora do horário de serviço
  • Marketing e vendas
  • Gestão estratégica na empresa
  • Fluxo de caixa
  • Gestão de pessoas
  • Fraquezas institucionais 
  • Burocracias governamentais 

Mas, calma!  Não fiz isso para te desmotivar. Mas, para colocar os pés no chão e ver a diferença entre o paraíso idealizado de ser um empresário e o mundo real de ser um empresário. 

Ser dono do seu próprio negócio não é uma tarefa fácil porque no final de tudo você nunca saberá quanto entrará de verba no próximo mês. O planejamento é mais que fundamental para não prejudicar-se e ir a falência. 

Saber dos riscos o fará cada vez mais esperto, dedicado e flexível. 

Não é uma tarefa fácil, se fosse, todos deixariam hoje mesmo os seus empregos e abriram o seu próprio negócio. Imagine, você terá que se preocupar com fluxo de caixa, atrair clientes, folha de pagamento, investimentos, férias dos colaboradores, impostos federais e mais um montante de outras coisas. 

Isso são apenas as despesas, tem também as reuniões mensais e semanais que deverão ser realizadas, o gerenciamento de crises, a marca institucional e etc.

Agora que você já percebeu que ser dono do seu próprio negócio não é para qualquer um, não é uma tarefa fácil, vamos falar de previsibilidade financeira. Outro ponto que todo empresário deve dar importância.  

Você sabe o que quer para sua vida, certo? Agora, vamos falar sobre o que você quer para a sua empresa? 

Primeiro responda a essas perguntas:

> O que? (O que você quer com a sua empresa? Qual o seu objetivo?)

> Para que? (Por qual motivo você quer atingir esse objetivo?) 

> Quando? (Para quando você quer esse objetivo, seja preciso. O importante aqui é    estipular prazo e datas)

> Como? (Como você fará para atingir esse objetivo? Quais caminhos seguir?    Existe alguma forma mais rápida de atingir seu objetivo?) 

Agora sem mais delongas, você sabe como ter um boa previsibilidade financeira e porque é relevante ter uma? 

Você precisa preocupar-se com o futuro do seu negócio periodicamente. Imagine a seguinte situação. Você levou anos para conseguir se estabilizar no mercado e num dia você acorda e descobre que sua empresa está a beira de fechar as portas. O que fazer e como fazer para resolver esse problema? 

Quando o assunto é pensar no futuro empresarial, para onde levar sua empresa daqui cinco, dez ou quinze anos parece uma tarefa muito complicada e extensa de realizar. Realmente é sim! Deve ser feito por você!

Traçamos o futuro financeiro da empresa em experiências do passado. É difícil saber porque o futuro é incerto. Hoje você pode está vendendo em um grande número, mas pode ser que daqui a cinco dias você esteja no limite. 

1 – Planejamento, sem ele você não chegará em lugar algum. 

Eu diria que o planejamento é a estrutura básica de tudo em nossas vidas. Sem um planejamento você não irá a lugar algum com ou sem sua empresa. Se você se programar com um objetivo específico de visão organizacional, você estará na frente de todos. 

Planejar a trajetória da sua empresa é fundamental, assim como você seu negócio precisa de um destino e de um objetivo. Previsibilidade financeira é estar preparado para o amanhã.

Pense que sua empresa pode entrar em crise ou até mesmo um dia operar no teto máximo de capital. Se o financeiro não estiver dando conta de fechar as contas acaba que no final sai mais do que entra na empresa. Podendo ir a falência. 

Pense da seguinte forma, como eu farei para trazer mais capital para dentro da minha instituição? De que maneira eu farei isso? Como eu farei? Porque eu farei?

São essas as básicas perguntas que devem ser feitas e respondidas. Quando você adquire a previsibilidade financeira  gera tranquilidade ao pagar as contas porque você sabe que está entrando dinheiro, fica mais tranquilo para fazer investimentos “mas é claro, investimentos bem estudados não saia atirando dinheiro para qualquer lado sem pensar muito bem”. A segurança financeira é fundamental para qualquer instituição, invista o que tem hoje para que não falta o de amanhã.

2 – Tenha uma planilha de controle

Por mais que às vezes seja chato preencher aquelas planilhas com vários itens e números ela é necessária. É muito importante ter o controle dos gastos na sua empresa. 

Coloque na planilha todos os seus gastos desde a energia elétrica que gasta até os pagamentos dos funcionários. 

Previsibilidade é a característica do que é previsível, daquilo que pode acontecer e que pode ser evitado. 

Toda empresa necessita de um controle, se não houver um controle financeiro eficiente, você será prejudicado e sua empresa também.

Imagine que sua empresa funcione como um semáforo de trânsito. Onde as cores verde, amarelo e vermelho representam situações na sua empresa. 

  • A cor verde pode ser representada como ok, está tudo certo com o controle financeiro da sua empresa. Siga em frente! 
  • A cor amarela pode ser representada como calma, você está numa situação complicada melhor rever o controle financeiro antes que você comece a atuar no vermelho.
  • A cor vermelha, representa um sinal delicado e crítico: Para tudo que está fazendo! Dessa maneira não está dando certo, reveja todos os custos e investimentos na sua empresa, algo está errado. Melhor correr atrás logo antes que todas as luzes do semáforo se apaguem!

3 – Estudar o que ganhou hoje para saber quanto ganhará amanhã

Em algum momento eu tenho certeza que você já imaginou quanto poderia ganhar. Com as empresas não são diferentes. Sempre queremos ganhar mais e elevar os lucros da instituição.

A previsibilidade financeira também é fazer uma análise de quanto ganha hoje para saber quanto ganhará no futuro. Ela funciona como um prognóstico do seu negócio  servindo para compreender o valor da sua empresa. 

Ao fazer essa análise, fica mais evidente saber se houve mais lucros para fazer mais investimentos. No entanto, caso seja prejuízo terá que reduzir os custos fixos, talvez tentar negociar por um preço mais acessível seja mais fácil do que cortar por inteiro aquele serviço na sua empresa. 

Quando você tem uma previsão do que irá ganhar no próximo período as decisões por muitas vezes ficam mais fáceis de serem tomadas, finalmente chegará o momento de fazer um crescimento e ampliar o seu negócio. 

Fonte: Marbo Contábil