O código de ética na contabilidade foi criado para estabelecer uma base de princípios que os profissionais devem seguir, bem como, dar uma direção aos contadores. Formada por um conjunto de leis e normas que regulam a prática da profissão, é de extrema importância para os profissionais que já atuam na área e os que estão em formação saibam e sigam exercendo esses princípios no dia a dia da profissão. 

Para impedir que essas normas sejam burladas, é preciso saber quais os princípios éticos na contabilidade. Confira abaixo o que você precisa seguir para ser um bom profissional e cumprir seus deveres na área.

Saiba quais os princípios da ética na contabilidade:

  • Dever de sigilo

Desde que a atividade seja lícita é dever do contador preservar as informações obtidas. Este princípio está previsto em lei e o não cumprimento infringe a honestidade e legalidade da profissão.

  • Dever de honestidade

O exercício da profissão do contador deve se orientar sempre pela verdade, sendo assim, todas as informações que o profissional tem acesso devem ser usadas única e exclusivamente para a realização do seu trabalho. Sendo proibido o uso para obter vantagens indevidas, como burlar os procedimentos legais ou facilitar fraudes.

A omissão de informação também é um erro grave, por pior que esteja o cenário da situação patrimonial do cliente a verdade sempre deve ser informada, até para um possível gerenciamento de crise.

  • Bom relacionamento com parceiros de profissão e clientes

De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) é correto manter um bom relacionamento com os parceiros de profissão, zelando pela imagem e honestidade da área. O relacionamento do profissional contábil com os clientes também deve ser sadio, mantendo uma lealdade e parceria. É necessário transparência por parte do profissional para garantir que tudo esteja dentro das regularidades fiscais entre ambas as partes.

  • Manter-se informado sobre as mudanças na legislação

Outra forma de não infringir a ética e evitar erros, é se manter atento sobre atualizações de códigos e normas. É dever dos contadores estarem sempre atualizados no que diz respeito às mudanças de legislação. A falta de ética e de informação pode acabar com a carreira de um contador, é necessário sempre seguir os princípios da profissão e se manter antenado na busca de inovações seguindo a modernidade.

Por fim, reforçamos que a ética ajuda o escritório e os profissionais a crescerem, construindo uma imagem positiva, uma carreira sólida para os e uma boa visibilidade para o escritório no mercado, como um lugar íntegro que respeita os clientes e concorrentes.

A conduta ética evita punições e aumenta a confiança dos clientes, algo fundamental para a profissão. Até porque o contador que apresenta um histórico de comportamento antiético não consegue recuperar essa imagem tão facilmente. Os clientes sempre dão prioridade a quem mais desperta confiança, mantendo uma linearidade comportamental de respeito e comprometimento com a profissão. 

Seu escritório segue os princípios e deveres éticos da profissão? É um profissional contábil? Garanta que o exercício da sua profissão não prejudique a credibilidade do seu do seu negócio ou da sua carreira, mantenha os cuidados necessários para não infringir a ética da contabilidade, possibilitando que você cresça cada vez mais na sua área!

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original RTA Sistemas