Principais problemas ao abrir uma empresa

Não é novidade alguma que o brasileiro é um povo empreendedor, seja por necessidade ou por ter excelentes ideias, é muito comum ver esses indivíduos criando novidade ou mesmo tentando resolver um problema antigo de formas inovadoras. E com essas ideias também vem a criação de um negócio.

Abrir a própria empresa não é uma tarefa simples, especialmente no Brasil, onde a burocracia que não parece ter fim acaba por dificultar grande parte das tarefas, e além disso, há ainda as complexas modalidades tributárias às quais as empresas devem submeter-se, os encargos trabalhistas, enfim, são diversos os alinhamentos necessários.

E é mantendo em mente todas essas problemáticas que criamos esse texto, separamos para você, que quer abrir o seu próprio negócio, os principais pontos em que você pode enfrentar um imprevisto para que você fique sempre ligado em todas as etapas desse processo e não se perca em nada.

Vale ressaltar que nada de aventurar nisso sozinho, afinal, é para isso que o contador existe, ele é o profissional que tem a capacidade de te guiar por entre a floresta burocrática brasileira em direção ao sucesso. Agora, sem mais delongas, falemos sobre os principais problemas ao abrir uma empresa.

 

  1. Atraso na documentação da empresa

Sim, precisamos começar mostrando como a burocracia pode impactar na abertura da sua empresa. Desta forma, você poderá se planejar a enfrentar esse primeiro desafio. São diversas as licenças, variando de acordo com a atividade a ser explorada, que além de impactar os custos da abertura, poderá também estender os prazos.

Tendo em vista esses – possíveis – atrasos, seria interessante contar com eles já no seu plano de negócios, uma vez que é muito provável que eles aconteçam. Além disso, algumas licenças são essenciais para a abertura de determinados negócios, como a da Vigilância Sanitária local, sem a qual um estabelecimento de saúde não pode funcionar. É por essa e outras que é melhor contar com o auxílio de um contador, já durante o planejamento.

 

  1. Definição inadequada do valor dos produtos

Sejam produtos ou serviços, definir os valores do que é ofertado pode ser uma tarefa desafiadora e que envolve diversos fatores como custos internos (aluguel do espaço, custo inicial do produto ou serviço, etc.) + lucro pretendido, área em que o negócio está aberto, o preço que é praticado no mercado regional. É uma tarefa complexa, mas é completamente possível tirar isso de letra com alguma pesquisa e força de vontade.

 

  1. Falta de planejamento

Essa pode até ser tida como óbvia, mas não vale a pena pagar para ver, é uma das causas mais frequentes de fracasso de empresas. Não estamos falando dos passos para abrir uma empresa, mas sim o que será feito após a sua inauguração. O foco aqui é o longo prazo, definição de metas e etapas para se superar a todo o tempo, não é difícil um empresário centrar-se somente na resolução dos problemas diários e esquecer do amanhã, ficando completamente sem defesa para as dificuldades futuras ou mesmo somente esquecendo os objetivos principais para o crescimento da empresa.

 

  1. Crédito

Mesmo com um bom investimento inicial o empresário uma hora ou outra vai precisar do crédito, é praticamente impossível operacionalizar uma empresa sem o dinheiro para investimentos, capital de giro principalmente durante dos primeiros meses, afinal, dificilmente um negócio já abre gerando lucros. Por isso, ter alguma reserva para o fluxo de caixa é essencial para manter seu negócio com as portas abertas, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer.

 

  1. Fluxo de caixa insuficiente

Mencionamos no tópico anterior e agora vamos pormenorizar, ter o controle minucioso dessa métrica é importante para saber a real saúde da sua empresa, de nada adianta esvaziar seus estoques se no final do dia seu saldo continua negativo, claro, essa situação é completamente irreal, contudo estabelecer um sistema de monitoramento pode ser a diferença entre continuar aberto e fechar as portas precocemente.

 

  1. Burocracia e tributação

Há quem acredite que a função do contador se limite a esse aspecto, contudo é realmente aqui que ele pode fazer uma grande diferença, a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo e também uma das mais complexas (para alguns tipos de negócios), existem diversos cadastros a serem feitos e algumas modalidades de tributação que podem ser vantajosas ou não para o seu negócio e outras na qual seu negócio nem se encaixa. Nesse sentido, manter o olho aberto para esse aspecto é fundamental, afinal, negligenciar isso achando que o a Receita não vai preocupar-se com uma única empresa irregular com certeza vai ficar muito mais caro.

 

Podemos ver que alguns aspectos da abertura de uma empresa podem ser um verdadeiro gargalo, nesse sentido, conte sempre com o auxílio de um contador, ele é o profissional ideal para te ajudar desde a resolução desses impasses até o sucesso do seu empreendimento.

Via OSP contabilidade

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.