Principais vantagens da aprovação de contas societárias

As empresas devem ao menos uma vez ao ano apresentar suas informações financeiras à sociedade.

0

Após o encerramento do exercício social, que para a maioria das empresas coincide com o final do ano calendário, as sociedades ou companhias têm até quatro meses para apresentação a aprovação de suas contas.

Os administradores devem, portanto, examinar, discutir e deliberar sobre as demonstrações financeiras e a destinação do lucro.

Este processo ocorre por meio da Reunião de Sócios, no caso de Sociedades Limitadas (LTDA), Sociedades em Conta de Participação (SCP) e Sociedades de Propósito Específico (SPE), da Assembleia Geral Ordinária para as Sociedades Anônimas (as famosas SA) ou, ainda, pela Ata de Deliberação para uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedades Limitadas Unipessoais.

Apenas com a aprovação de contas é possível deliberar acerca do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado Econômico.

“Neste processo, também ocorre a decisão sobre o emprego do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos”, explica Gustavo Dalla Valle da Silva, sócio do escritório LBZ Advocacia e especialista em Direito Tributário e Direito Societário.

“Muitas empresas aproveitam o momento para designar ou reeleger administradores”, complementa o advogado.

Essa obrigatoriedade, além de não ser novidade para os envolvidos no processo e ser integrante de um programa de compliace, cada vez mais é acompanhada pela sociedade, que busca informações sobre as empresas com as quais se relacionam.

É por esse motivo que muitas entidades utilizam os dados financeiros formalizados para, ao lado de informações de estratégia de negócio e investimentos socioambientais, apresentar como foi seu desempenho anual por meio de relatórios integrados.

Gustavo destaca que entre as principais vantagens dessa formalização está o respaldo dos administradores sobre questionamentos futuros com relação às contas da sociedade ou companhia.

“A aprovação de contas também facilita a captação de recursos com terceiros e ajuda a comprovar a destinação de recursos obtidos via financiamentos, além disso, reduz as dificuldades para participação em licitações, leilões e demais formas de concorrência”, completa.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Vale destacar que mesmo as empresas que nunca aprovaram suas contas podem regularizar tal situação, inclusive em relação a períodos anteriores e, assim, passam a usufruir das vantagens acima elencadas.

Sobre a LBZ Advocacia

Um escritório de advocacia com experiência de mais de duas décadas de mercado e composto por uma equipe dinâmica e talentosa, que oferece ao mercado soluções criativas e adequadas à realidade e necessidade de cada empresa.

Com vocação no direito corporativo, a LBZ Advocacia investe no relacionamento próximo e customizado em todas suas áreas de atuação: Tributário, Gestão de Tributos, Imobiliário, Societário, Reestruturação e Recuperação, Compliance, Planejamento Patrimonial, Contratos, Solução de Conflitos (Contencioso), Comércio Exterior, Trabalhista e Consumidor.

Com escritórios em São Paulo e Mato Grosso, a LBZ Advocacia também conta com parceiros e correspondentes em outros estados e países, podendo desta forma ampliar suas entregas e prestar um serviço mais completo. Para saber mais, acesse.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.