As agências previdenciárias do Instituto Nacional do Seguro Social atualmente estão fechadas ao atendimento presencial. Assim, foi autorizada a possibilidade de que os pedidos fossem feitos pelo aplicativo do órgão. Contudo, alguns brasileiros estão relatando erro no processamento da solicitação do INSS.

Essa situação pode ser muito prejudicial à população que necessita apresentar pedidos de benefícios ou apresentar documentação digitalizada. Isso porque esses procedimentos são essenciais para se tornar um beneficiário da previdência.

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Erro no processamento da solicitação INSS

Alguns cidadãos brasileiros tem apresentado reclamações sobre a dificuldade de acesso e de término de requerimentos no aplicativo Meu INSS, destinado ao atendimento remoto.

A ferramenta, que deveria ser capaz de oferecer serviços diversos, tem causado preocupação a quem busca se tornar um beneficiário do INSS. Isso se deve principalmente ao fato de que ela é a principal forma de acesso à previdência durante a pandemia de Covid-19.

Uma vez que as agências estão fechadas ao atendimento presencial desde março, o aplicativo deveria ser capaz de permitir solicitações de aposentadoria, pensão por morte e auxílios (doença e acidentário). Contudo, suas falhas podem impedir que essa função seja devidamente cumprida.

Ainda não houve manifestação oficial do órgão quanto eventuais medidas de correção ou sobre a existência dos erros.

Suspensão do atendimento presencial do INSS

Os atendimentos presenciais nas agências da previdência estão suspensos desde o dia 23 de março. Nessa data houve a publicação da Portaria 412, que suspendeu o atendimento ao público até 30 de abril.

Outras portarias seguiram a primeira publicação, uma vez que a pandemia de Covid-19 ainda não foi controlada e registra grande número de mortes diariamente. Além disso, na última semana o órgão previdenciário se manifestou em seu site apontando para a prorrogação da suspensão dos atendimentos presenciais até pelo menos o dia 10 de abril.

A prorrogação da suspensão de atendimento presencial foi formalizada pela publicação da Portaria Conjunta 22 que ocorreu na última segunda-feira (22). Ela foi necessária pela ausência de controle da pandemia até o momento e da necessidade de limitação do número de contaminações que já somam mais de 1 milhão de pessoas apenas no Brasil.

Assim, para aqueles que se deparam com erro no processamento da solicitação INSS indica-se que permaneçam tentando o acesso ao aplicativo periodicamente. Além disso, é possível contatar o órgão previdenciário pelo telefone pela Central 135.