18°C 28°C
Uberlândia, MG

Procon de SP tem serviço de bloqueio de mensagens e ligações indesejadas

Procon de SP tem serviço de bloqueio de mensagens e ligações indesejadas

17/08/2021 às 11h37 Atualizada em 17/08/2021 às 14h37
Por: Ana Luzia Rodrigues
Compartilhe:
Imagem por @user2740265 / freepik
Imagem por @user2740265 / freepik

A situação é bastante incômoda. Ligações no meio do expediente, mensagens constantes que não param de chegar no seu celular. Quem nunca ficou com raiva? Sim, o telemarketing às vezes extrapola o limite e as pessoas se perguntam se tem como impedir isso. A ferramenta, facilitadora para a realização de negócios, se torna problema e motivo de insatisfação por parte dos clientes. E as más práticas do telemarketing, especialmente no caso de ligações insistentes, podem ser passíveis de pedidos de indenização na Justiça.

Continua após a publicidade

 Pois é, mas os moradores de São Paulo podem contar com um  serviço em que o consumidor pode cadastrar o seu número para deixar de receber as inúmeras ligações de telemarketing.  O nome da plataforma é “Ñão me Ligue” e foi criada em 2009, mas agora em março de  2021 ganhou novas funções:  bloquear mensagens via SMS.

O Procon/SP divulgou o ranking mensal atualizado das empresas que mais perturbam os consumidores cadastrados no ‘Não Me Ligue’. As cinco empresas com mais reclamações são: Vivo; Dr. de todos; Claro; Banco Pan e Banco Itaú.

Os consumidores cadastram seus números de telefone na plataforma e têm os números indesejados bloqueados. De acordo com o órgão de defesa do consumidor paulista, já foram instaurados 346 processos para apurar as reclamações. Mais de R$ 250 milhões em multas já foram aplicadas às empresas que desrespeitam o serviço.

Como cadastrar no ‘Não Me Ligue’?

Continua após a publicidade

A plataforma está disponível no Estado de São Paulo e desde que foi ativada, o ‘Não Me ligue’ já possui mais de 2.998.997 linhas telefônicas cadastradas. Caso não queira mais receber chamadas de ofertas ou mensagens de spam no celular, o consumidor pode fazer a inscrição de até cinco linhas telefônicas (fixo ou celular) no serviço através do site do Procon-SP.

Depois de 30 dias da inscrição, teoricamente as empresas não poderão mais contactar o número de telefone do solicitante. Se ainda assim alguma delas insistirem, a recomendação é fazer uma denuncia na página do órgão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

19° Sensação
2.31km/h Vento
93% Umidade
75% (0.69mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 27° 20°
Seg 28° 20°
Ter 29° 21°
Qua 29° 18°
Atualizado às 03h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,24 -0,03%
Euro
R$ 5,58 -0,07%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 358,972,95 +1,79%
Ibovespa
124,196,18 pts 0.02%