Professores pedem anulação de questões do Exame de Suficiência

Ao menos seis questões tiveram suas respostas contestadas no gabarito preliminar.

Foi realizado no último domingo, dia 15, em 118 cidades do país, o Exame de Suficiência de Contabilidade. Esse exame teve 33 mil participantes, é organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e é direcionado aos contadores e técnicos em Ciências Contábeis.

 Todo profissional contábil deve prestar o exame antes de atuar no mercado, pois ele é um pré-requisito para obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

A Consulplan, responsável pela aplicação do exame, liberou o gabarito preliminar do Exame de Suficiência e muitos que realizaram a prova já estão contestando as respostas das questões 10, 11, 12, 17, 45 e 48 e pedem a anulação das mesmas. A banca da organização também já declarou que era esperado que algumas questões fossem passíveis de recursos.

Recursos Exame de Suficiência

Contudo, esse prazo de interpor recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva teve o prazo esgotado na quarta-feira, dia 18. Caso haja mudanças no gabarito em função do deferimento dos recursos serão divulgadas na página da banca. 

As respostas referentes aos recursos contra o gabarito preliminar e o resultado final preliminar serão divulgados até 30 dias após a aplicação das provas. De acordo com a Consulplan, aproximadamente 19,17% dos inscritos não realizaram a prova.

Os interessados podem consultar o gabarito preliminar através do site da banca Consulplan: www.consulplan.net. Qualquer comunicado também é feito na página. Até o fechamento desta matéria, a empresa ainda não havia se manifestado sobre as contestações.

Como é o Exame de Suficiência?

A prova foi composta de 50 questões objetivas que abrangiam diversos fundamentos e disciplinas da Contabilidade, de modo que o candidato demonstrasse sua capacidade, prática e conhecimentos necessários.

Para ser aprovado no Exame de Suficiência de Contabilidade, o candidato precisa acertar pelo menos 50% das questões. Após realizado o exame, se  aprovado, o candidato tem o prazo de dois anos para realizar a inscrição no CRC e, assim, obter o registro de contador profissional.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.