A área financeira das empresas vem sendo altamente demandada nos últimos meses. E motivos para isso não faltam.

Em função da crise ocasionada pelo novo coronavírus o mercado vem exigindo papéis importantes dos executivos de finanças.

Focados em reduzir custos e amenizar prejuízos, nunca antes os profissionais dessa área foram tão cobrados por resultados de efeito imediato. 

Muitas empresas acabam avaliando, durante o momento de crise, as competências de seus profissionais, colocando a prova todos os seus planejamentos e ações em busca de soluções.

Mas é diante de um cenário de recessão, que muitos profissionais de finanças podem encontrar boas oportunidades de emprego e reconhecimento profissional.  

Contudo, a escassez de competências continua sendo um grande obstáculo na área financeira. De acordo com a pesquisa realizada pela Robert Half Consultoria, mais de 90% dos CFOs enfrentam desafios para encontrar profissionais verdadeiramente qualificados, principalmente em planos sucessórios de carreira.

O que o mercado procura são profissionais de alta performance, capazes de reerguer uma empresa, recuperar a saúde financeira e escalar os ganhos da organização.

No cenário atual, os profissionais que se destacam são aqueles que possuem visão de negócio, olhando para a organização como um sistema vivo, entendendo das suas complexidades e acelerando as mudanças necessárias para a organização se manter competitiva.

Além das habilidades técnicas, a pesquisa da Robert Half Consultoria destacou ainda que as habilidades comportamentais mais exigidas dos profissionais de finanças são: liderança, comunicação, visão estratégica, flexibilidade e habilidade comercial.

Para que os profissionais consigam lidar com imprevisibilidade, riscos e onerosidade é preciso qualificação e preparo para o pós-crise.

Com as incertezas na economia do país, muitos profissionais passaram a buscar cursos de especializações, não só com o objetivo de crescerem profissionalmente, mas também a fim de garantirem seus empregos.

Pensando nisso, a Universidade Positivo e o IBEF-PR disponibilizaram neste ano o Programa CFO no modelo online.

O curso que tem como objetivo trazer à sala de aula as últimas tendências do mercado financeiro, conta com experiências de aprendizado e aplicações totalmente práticas.

Por Universidade Positivo faz parte do grupo Cruzeiro do Sul Educacional e é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas.