Profissões que pagam bem e não exigem formação em faculdade

Conheça algumas atividades profissionais que não exigem nível superior, mas oferecem boas remunerações. 

É muito comum que pessoas busquem melhorar sua condição financeira através dos estudos, e não é pra menos, além dos diversos benefícios pessoais e subjetivos que um curso superior pode trazer, a faculdade pode abrir portas para excelentes remunerações. Além disso, conseguir um diploma é motivo de orgulho para muitos brasileiros. 

Ainda sim, vale considerar que ter uma graduação não é exatamente um sinônimo de altos salários. Atualmente, já há diversas profissões que podem gerar boas remunerações ao trabalhador, mesmo que ele não possua um diploma. 

Sendo assim, caso a sua maior motivação seja o dinheiro, e não há nenhum mal nisso, saiba que é perfeitamente possível ingressar no mercado de trabalho sem ter que passar pela universidade. Por sua vez, cabe ressaltar que na grande parte dos casos, será necessário ter, ao menos, o Ensino Médio completo, além de percorrer os caminhos pertinentes a cada profissão. 

Neste sentido, é essencial estar sempre se atualizando, além de realizar pesquisas a respeito sobre aspectos pertinentes ao tema como: setores com mais procura, faixa salarial, remuneração pretendida e área de atuação, é importante buscar cursos de capacitação e outras medidas capazes de potencializar suas habilidades e se tornar um profissional mais qualificado. 

Esclarecido tais pontos, continue sua leitura, confira uma lista com pelo menos 7 profissões as quais podem garantir bons salários, e não exigem uma qualificação de nível superior. 

6 profissões que ganham bem e não precisam de faculdade

1- Cozinheiro

Vale começar pela carreira direcionada para quem tem interesse em trabalhar em uma cozinha profissional. Esta atividade merece destaque, pois, para ingressar na profissão, basta com que a pessoa consiga sua primeira oportunidade em um restaurante. 

Nesta linha, saiba que para chegar ao topo da profissão, você não precisa necessariamente de um curso de gastronomia, de início, basta ser talentoso pra coisa e gostar de cozinhar. O caminho para se tornar um chef de cozinha, não segue um método linear, todavia, é marcado pelo acúmulo de experiência no exercício da função, além de cursos e treinamentos os quais levam ao aperfeiçoamento da prática. 

2- Artista de cinema 

A profissão relacionada a atores e atrizes já é uma profissão regulamentada no Brasil há algum tempo, sendo hoje, uma das atividades mais rentáveis do país que não exigem curso superior. Cabe salientar que assim como há profissionais com uma graduação no currículo, há outros que não possuem. 

Em suma, para ser um profissional da área é preciso ser talentoso, e assim como último exemplo, sempre buscar qualificações, em cursos de teatro, por exemplo. Segundo o portal Salário, que considerou 566 profissionais atuantes, a média salarial de um artista de cinema corresponde a 11.757,32. 

3- Mecânico

Muitos condutores sempre estão à procura de um mecânico de confiança, até porque, diversas vezes pessoas reclamam que seu veículo não recebeu o reparo adequado. Diante disso, um bom profissional pode acumular uma série de clientes, que podem impulsionar a renda recebida. 

Nesta área, em geral, eu diria que é necessário dedicação e “gosto” pela atividade, dado que tais aspectos potencializam as habilidades do profissional, que por sua vez, irá valorizar cada vez mais o seu trabalho.  

4- Tatuador

Esta área é excelente para pessoas boas de desenho e possuem uma criatividade aguçada. Caso você possua tais habilidades somadas a uma mão de cirurgião, a carreira de tatuador pode ser um excelente caminho para o sucesso financeiro. 

Vale ressaltar que as capacidades citadas podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, através de muita prática e estudo. Isto é para ser um bom profissional, é necessário dedicação e um pouco de talento. 

5- Pintor de residências 

Assim como no caso da mecânica, um pintor dedicado e especializado pode conquistar uma excelente renda, até porque um profissional devidamente capacitado, com tempo e paciência, terá seu trabalho valorizado. 

Além disso, este e outros exemplos dessa lista, abrem margem para começar um novo negócio, que por sua vez, pode ser extremamente rentável mediante a uma boa administração, e diferenciais apresentados pela empresa. 

6- Piloto de aviões

Para encerrar nossa lista, uma profissão que costuma contar com boas remunerações é a de piloto de aeronave. Em suma, a faixa salarial destes trabalhadores gira em torno de R$ 9.000. A alta quantia deve-se, em grande parte, a alta responsabilidade, e às qualificações do profissional. 

Para ser um piloto, não é necessariamente preciso ter uma graduação de nível superior, todavia, é exigido que o profissional seja qualificado e devidamente testado em cursos específicos à prática. Tais cursos, chegam a habilitar o piloto até mesmo para voos comerciais. 

Comentários estão fechados.