Programa de Apoio e Prevenção (PAP): Para colaboradores durante a pandemia

Para dar suporte à saúde emocional dos funcionários e familiares, o PAP Covid-19 conta com profissionais especializados, 24 horas por dia pelo telefone, com total sigilo

0

Sempre atenta às medidas para preservar a saúde dos colaboradores e de seus familiares, a Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e amidos, implementou em suas oito unidades industriais de processamento de cana-de-açúcar, amidos e adoçantes o Programa de Apoio e Prevenção ao Covid-19 (PAP Covid-19).

O objetivo do PAP Covid-19 é ajudar na saúde mental dos funcionários e seus dependentes, já que a pandemia do novo coronavírus pode trazer grandes impactos emocionais. 

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Tereos, Carlos Leston, a pandemia trouxe uma série de preocupações para a população.

“As inquietações sobre esta nova doença, desconhecida até então, o esquema de home office prolongado para os profissionais administrativos e o isolamento social estão causando estresse e ansiedade em muitas pessoas”, comenta o diretor.

“Nosso intuito foi apoiar os colaboradores e familiares com um serviço especializado.” 

O PAP Covid-19 atende os colaboradores e seus familiares por meio da parceria com a Social Consultoria, disponível 24 horas, todos os dias da semana. O contato é realizado por telefone, de forma gratuita, por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, mantendo total sigilo.

O atendimento trata de assuntos como: orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus e as diretrizes de órgãos governamentais de saúde, acompanhamento de pessoas com coronavírus ou com sintomas, casos de dificuldade de adaptação ao isolamento social e apoio emocional diante de tristeza, estresse, pânico, medo e outros aspectos. 

“Caso o profissional identifique que se trata de um caso mais grave, com riscos ao paciente, haverá uma notificação para a Tereos, que vai acionar o plano de saúde para um diagnóstico mais completo do quadro e tratamento adequado com psicólogos e psiquiatras”, aponta Leston. 

Outras ações para auxiliar os colaboradores durante a pandemia

Além do PAP Covid-19, a Tereos desenvolveu uma série de iniciativas para colaborar com a sua equipe e familiares durante a pandemia.

Entre elas está a vacinação contra a gripe Influenza e a H1N1. Para os funcionários em home office, foi montado um sistema de drive thru. Outra ação da Tereos é o compartilhamento de informações corretas sobre a Covid-19 para as famílias dos colaboradores.

A empresa desenvolveu uma cartilha em forma de gibi, especialmente atrativo às crianças, com historinhas de personagens, jogos e passatempos relacionados ao novo coronavírus. O material conta com uma cartela de adesivos educativos.

O gibi foi distribuído em um kit contendo um frasco de álcool em gel, um 1kg de Açúcar Guarani e quatro máscaras de pano para cada colaborador. O gibi também está disponível no site da Tereos.

Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos.